SÃO LEOPOLDO
Sempa busca promover adoções para amenizar superlotação do Canil Municipal
Espaço projetado para receber 170 animais conta hoje com mais de 200 cães espalhados por suas baias, a maioria deles de grande porte, que encontram maior dificuldade de serem adotados
Última atualização: 01/02/2024 07:32
Projetado em 2004 para receber 170 animais, o Canil Municipal de São Leopoldo conta hoje com mais de 200 cães espalhados por suas baias. A superlotação fez a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) emitir uma nota, na semana passada, informando que o local, no momento, não tem condições de acolher mais nenhum animal. No Canil são abrigados cães sem tutor e que necessitem de atendimento veterinário, além daqueles resgatados em ocorrências de maus-tratos.
De acordo com o titular da Sempa, Walter Verbist, devido as condições de algumas gaiolas, a capacidade total de abrigamento hoje no espaço é ainda menor do que a imaginada há 20 anos. "Temos algumas gaiolas detonadas, onde não conseguimos colocar animais. Por isso, a possibilidade de lotação é ainda inferior a 170", explica. Mesmo sem poder acolher novos animais, os atendimentos no local, com consultas e medicamentos, continuam.
Lar temporário
"Seguimos oferecendo o atendimento desde que alguém se responsabilize a seguir o tratamento após a consulta, medicando o animal conforme a prescrição repassada pelo veterinário em um lar temporário", explica Verbist. O secretário destaca que a função do Canil é servir como casa de passagem e não lar definitivo para estes animais. Recolhemos os animais de rua que necessitam de tratamento, recuperamos e castramos ele e depois tentamos a adoção. Caso não seja possível a adoção, eles são devolvidos ao local de origem, desde que este local não seja de grande trânsito, como as proximidades de rodovias. Por conta disso, muitos acabam ficando no Canil", diz.
O Canil de São Leopoldo fica na Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga.
Ação para promover adoção de cães grandes
Segundo o secretário, 30 baias do Canil são destinadas a animais em tratamento. Dentre as demais, a maioria é ocupada por cães de grande porte, que representam 95% dos recolhimentos do Canil e que encontram maior dificuldade em serem adotados. Por isso, em fevereiro, a secretaria promoverá ações buscando incentivar a adoção deste perfil.
“A população de cães de grande porte precisa diminuir para que possamos ter condições de recolher novos animais”, esclarece Verbist. As ações deste mês serão concentradas nas redes sociais da secretaria. “Em janeiro tivemos 31 animais adotados nos nossos espaços de adoção no Centro, que voltarão a ser realizados a partir de março”, esclarece Verbist.
Interessados em adotar algum dos animais podem entrar em contato com a Sempa por meio do WhatsApp (51) 99936- 1306 ou ligar no número (51) 2200-0448 de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas, para agendar uma visita ao Canil.
Mais de 400 cães recolhidos no ano passado
Segundo relatório da Sempa, em 2023 foram recolhidos 487 animais, 76 vítimas de maus-tratos. Durante o ano, 381 adoções foram realizadas. Já o número de atendimentos prestados pela secretaria fechou o ano em 3.340. A Sempa realizou, ainda, 2.390 castrações e outras 890 cirurgias gerais.