REGIÃO METROPOLITANA
Seminário sobre ações contra enchente ocorre na próxima semana; confira detalhes
Evento vai reunir lideranças políticas e técnicas para debater sistema de proteção da Grande Porto Alegre
Última atualização: 01/07/2024 19:39
Lideranças políticas e de órgãos técnicos estarão reunidas no auditório do bloco 14 da Ulbra Canoas, na próxima segunda-feira (8), para discutir melhorias no sistema regional de proteção contra cheias. O seminário “Desafio da Região Metropolitana: O que fazer após a maior enchente da história do Rio Grande do Sul” terá início às 13h30. A promoção é do Grupo Sinos, com apoio da Ulbra. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site de eventos da empresa e também pelo site do ABC+.
Restam poucas vagas. No dia do seminário é preciso levar um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão repassados as famílias atingidas pela tragédia de maio em Canoas. Pouco mais de 70 mil imóveis ficaram debaixo d’água na cidade.
Este será o primeiro encontro entre o governador Eduardo Leite, o ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta, prefeitos do eixo Novo Hamburgo-Porto Alegre e técnicos das áreas de engenharia e urbanismo do Rio Grande do Sul. “As soluções precisam ser discutidas e construídas regionalmente”, defende o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que é uma das presenças confirmadas.
Além de apresentar suas sugestões para evitar que enchentes voltem a causar tanto impacto na região, cada painelista vai entregar à organização do seminário um documento detalhando as propostas. Este material formará o caderno do “Pacto contra enchentes na Região Metropolitana”, que será assinado pelos participantes e entregue, no seminário, aos governos estadual e federal para embasar ações futuras.