abc+

CULTURA

Semana dos Museus começa nesta terça-feira e tem programação na região

Neste ano, a ação tem como temática Sustentabilidade e Bem-estar; atividades ocorrem até domingo (21)

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 16/05/2023 às 07h:47 Última atualização: 26/03/2024 às 21h:36
Publicidade

Começa nesta terça-feira (16) uma série de atividades alusivas à 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, a ação tem como temática Sustentabilidade e Bem-estar.

Museu do Trem está engajado na programação do evento



Museu do Trem está engajado na programação do evento

Foto: Arquivo/GES

Na região do VS, São Leopoldo e Esteio têm ações, mas a programação abrange diversos outros municípios, como Porto Alegre, Canoas, Sapiranga, Taquara e Gramado, entre outros na região metropolitana e Serra, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e também em Tramandaí, no litoral norte, e Pelotas, Bagé e Rio Grande, na região sul.

A programação leopoldense é realização da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), por meio do Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória (Simmem) e pela Prefeitura de São Leopoldo.

As atividades ocorrem até domingo, 21 de maio, com ações em vários locais. Estão programados podcasts, palestras, rodas de conversa, entre outras agendas, como o projeto Noite no Museu com as Escolas.

Visibilidade

“A Semana dos Museus é uma possibilidade de dar visibilidade às instituições museológicas de um trabalho contínuo de preservação dos bens culturais materiais e imateriais do nosso patrimônio cultural brasileiro”, destaca o coordenador de Patrimônio Cultural da Secult, Joel Santana.

O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, ressalta que “os museus são espaços importantes na promoção da saúde mental, educação e sensibilização ambiental”. A programação da Semana dos Museus é realizada anualmente com uma temática diferente – nesta ano o tema é Sustentabilidade e Bem-Estar – proposta pelo Conselho Internacional de Museus em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

Atrações esteienses e em outros municípios

Para Esteio, a Semana dos Museus tem reservada a exposição Arte que Transforma, abordando a relação da arteterapia, como ação e correlação da saúde e a arte. Ela ocorre no Museu Histórico de Esteio (informações pelo telefone 3458-2942 ou e-mail museuesteio.cultura@gmail.com), na Rua Padre Roberval Laperrer, no Complexo do Seminário Claretiano, no Parque Claret. A mostra seguirá até setembro no local, com visitação das 13 às 19 horas.

Já no sábado (20), das 13 às 21 horas, ocorre a Roda de Conversa com artista, especialistas e coordenadores que abordam a temática da saúde mental a suas ações na comunidade. Em Canoas, nesta terça (16), das 14 às 18 horas, no Museu de Ciências Naturais da Ulbra (na Avenida Farroupilha, 8001, Prédio 12, São José), ocorre a mostra virtual Biofilia em Tempos de Covid-19 (reflexões e aproximações sobre o bem-estar junto a natureza. Na capital, várias mostras ocorrem em museus variados, como o Museu da Cultura Hip Hop RS, da Ufrgs, de Arte Contemporânea do RS, Ado Malagoli, da PUCRS, de Ciências Naturais, de Comunicação Social Hipólito José da Costa, Museu Militar e Pinacoteca Aldo Locatelli, entre vários outros espaços.

A programação completa da Semana dos Museus no Estado (com ações em várias regiões) e também do País pode ser conferida em www.gov.br/museus.

Programação leopoldense

No Museu do Trem –  Na Rua Lindolfo Collor, 40, Centro

Terça-feira (16) 18h às 21h – Noite no Museu Com as Escolas (visitação ao acervo histórico e atividade lúdica)

Quarta-feira (17) 14h – Palestra Processo de regularização dos museus, com Simone Flores Monteiro (Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS), no Armazém do Museu do Trem 15h – Palestra Patrimônio ferroviário, política de preservação e gestão de museu, com Alice Bemvenuti, no Armazém do Museu do Trem 16h – Roda de conversa com comunidade ferroviária, mediada por Dilmair Monte (Associação Amigos do Museu do Trem), no Armazém do Museu do Trem

Sábado (20) 14 às 17h – Leituras compartilhadas: pessoas, poesia, arte e trocas, no Armazém do Museu do Trem 15h – Leitura Cohab Goya com Everton Cidade 15h30 – Contação de história com Vera Hoffmann 16h – Leitura Tudo é Rio com Joana Cicconeto 16h30 – Palestra Conversas sobre cidadania e Justiça Social, com Janaína Dieder.

No Sistema de Museus e Espaços de Memória de São Leopoldo

Terça-feira (16) 15h – Podcast Patrimônios Capilés com o historiador Martin Dreher (na página do Facebook da Secult São Leopoldo).

Sexta-feira (19) 18h – Live: Conhecendo o Projeto do Arquivo Público e Histórico Eloísa Capovilla, nas páginas do Facebook do Simmem e Secult de São Leopoldo.

Na Galeria de Arte Liana Brandão –  Rua Oswaldo Aranha, 934, Praça da Biblioteca, Centro

Quinta-feira (18) 19h às 20h30 – Mostra de fotos da cidade organizada pela Comissão Histórica do Bicentenário.

No Museu Histórico Visconde São Leopoldo  – Rua Dom João Becker, 491, Centro

Sábado (20) 14 às 16h – Mostra gráfica sobre os 43 municípios que se desmembraram de São Leopoldo desde 1846.

No Museu do Rio –  na Rua da Praia, 52, bairro Rio dos Sinos

Domingo (21) 14 às 21h – Sarau do Rio com atrações artísticas, como música, teatro, contação de histórias, oficinas de arte, feira criativa, food trucks.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade