A arte de movimentar o corpo em ritmo, a dança, é a estrela de um dos principais eventos culturais de Canoas. As atividades da 11ª da Semana da Dança no município ocorrem até 29 de abril, Dia Internacional da Dança. Sob a temática “Corpus Plurais”, a edição foca em celebrar sem distinção, a diversidade da arte que acolhe diferentes corpos, culturas, gêneros e pensares.
As atividades gratuitas começaram no último sábado (22) no formato descentralizado, ou seja, em diferentes locais da cidade. Além das atividades que exigiam prévia inscrição, o público em geral pode conferir ao longo dos dias, diferentes atrações relacionadas a dança.
“As inscrições para participar das atividades formativas e das transversais e voluntárias foram completadas. Mas para as atrações de apresentação que serão no Sesc Canoas, o único pré-requisito é que a pessoa retire [de forma gratuita] na bilheteria do teatro, a entrada para assistir”, explica a coordenadora do Colegiado Setorial da Dança de Canoas, Norelle Pereira.
Além de mostras de dança no Sesc Canoas, a praça Dona Mocinha e o Parque Capão do Corvo também serão palco, no Dia Internacional de Dança, no sábado (29). “Teremos a mostra de rua na praça, dança flamenca no parque, entre outras atividades. É um data especial, queremos fazer um grande encerramento, faremos uma celebração no teatro Sesc Canoas para finalizar a 11ª Semana da Dança”, ressalta a coordenadora.
O evento é feito em parceria com o Colegiado Setorial da Dança de Canoas, Sesc Canoas e a Prefeitura. “É essencial que haja envolvimento e apoio por parte do poder público”, conclui.
LEIA TAMBÉM
Início do projeto e desafios encontrados pela classe artística
“Quando começamos há 11 anos atrás, era uma única noite de atividades, na época também não tínhamos a parceria com o Sesc Canoas, com o passar dos anos o projeto foi ganhando mais espaço e relevância no município”, relembra a coordenadora do Colegiado Setorial da Dança de Canoas.
Para Norelli é fundamental que eventos como a Semana da Dança sejam ampliados na cidade. Ela aponta a necessidade de fomenta da cultura local. “Canoas já exportou muitos bailarinos, existe também uma dificuldade em segurar os artistas locais, é necessário que haja incentivo e oportunidade para quem decide viver da arte”, pondera.
Segundo a coordenadora, a classe artística ainda é vista por uma parcela da sociedade de forma menos importante que outras. “A arte também salva vidas, ela tem o poder de levar alegria. Às vezes, as pessoas esquecem que a cultura movimenta um mercado bastante amplo. Não são somente os artistas, mas diversos outros profissionais que também estão inseridos de forma direta e indireta”, finaliza.
Programação aberta ao público
Terça-feira (25):
15h: Mostra Estudantil e de Projetos Sociais: Studio Spasso Escola de Dança – Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
19h30: Mostra Estudantil e de Projetos Sociais: Carol Fossá e Preta Mina – Teatro do Sesc
Quarta-feira (26):
19h: Mostra de Dança – Atitude Grupo de Dança – Teatro do Sesc Canoas
Quinta-feira (27):
19h: Mostra de Dança – Anne Plein e Ballet Erenita – Teatro do Sesc Canoas
Sexta-feira (28):
19h: Mostra de Dança: Kanauã Nharu – Teatro do Sesc Canoas
Sábado (29):
11h: Mostra na Rua – Praça Dona Mocinha (Rua Júlio de Castilhos, 300-412)
15h: Mostra no Anfiteatro: Grazi Silveira Dança Flamenca – Parque Capão do Corvo (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700)
19h: Celebração de Encerramento – Teatro Sesc Canoas
- Categorias
- Tags