O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, informou por volta das 10h15 deste sábado (4) que todas as pontes da cidade estão fechadas. As medidas foram tomadas por questões de segurança, já que a água do Rio dos Sinos atinge cabeceiras das quatro pontes existentes no Município. “A situação é caótica”, resume Vanazzi.
Os bloqueios nas passagens da cidade tiveram início ainda na manhã de sexta-feira (3). A primeira ponte a ter o trânsito bloqueado foi a 25 de Julho, fechada por volta das 10 horas. Pouco depois, às 11 horas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) interditou as pontes da BR-116. Elas foram vistoriadaS por técnicos que avaliaram riscos nas condições das estruturas que foram atingidas pelas enchentes. O bloqueio ocorreu devido ao “deslocamento dos apoios” das estruturas que já têm mais de 50 anos.
À noite, foi bloqueado o trânsito da ponte da Avenida Mauá. Ele chegou a ser liberado durante a madrugada, mas foi interditado novamente nesta manhã, assim como a passagem pela Ponte Henrique Roessler, ao do lado do Ginásio Municipal Celso Morbach, que liga a Rua Doutor Hillebrand, no bairro Rio dos Sinos, e a Rua São Joaquim, no Centro leopoldense.
Segundo a Prefeitura, as pontes da BR-116 e ao lado do Ginásio têm trânsito permitido apenas para veículos de emergência e resgate.
LEIA TAMBÉM