INCLUSÃO
Seletiva das Paralimpíadas Escolares mobiliza atletas de Sapiranga; município tem campeões nacionais e internacionais
A competição será em Porto Alegre, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Sapiranga é tradicionalmente a maior delegação do Estado
Última atualização: 12/02/2024 16:38
Desde o dia 1º de fevereiro, 28 atletas desafiam as altas temperaturas em Sapiranga para fazer bonito na seletiva estadual de atletismo das Paralimpíadas Escolares. A competição será no dia 24 de fevereiro, em Porto Alegre, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A Cidade das Rosas já tem tradição nos jogos e coleciona diversos títulos, com expectativa de trazer novamente mais medalhas para casa. Por isso, a gurizada treinada pela professora Luciana Sagrilo Monteiro, frequentou do início do mês até sexta-feira (9), duas horas de treino diárias.
As atividades eram realizadas no Parcão durante a tarde. A partir de quarta-feira (14), quando retornam as aulas no município, os treinos serão duas vezes por semana. “A gente deu um gás agora porque depois começam as aulas. Estão todos muito animados”, conta Luciana.
O grupo competirá nas modalidades de salto em distância, corrida de velocidade, corrida de meio-fundo, lançamento de pelota e arremesso de peso. Entre os atletas, há quem já tenha experiência em vencer campeonatos e há quem vai encarar as provas pela primeira vez.
Entre os iniciantes está Vitória Camargo Ferreira, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rubaldo Saenger, que se prepara para corrida e salto em distância. “Estou achando muito legal. A gente foi treinar um dia em Campo Bom e o meu pai ficou louco de contente”, conta ela.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na lista de quem já tem experiência estão Erick Henrique da Rosa da Silva, 14 , da (Emef) Primeiro de Maio, e Eduarda Schuck Steffens, 12, da Emef Pastor Rodolfo Saenger.
Erick é campeão sul-americano em revezamento, tem o 2º lugar em arremesso de peso e o 3º lugar na corrida de 75 metros, reconhecimentos que recebeu em dezembro do ano passado no Chile. Inclusive, ele está treinando com a equipe convencional da IENH, em Novo Hamburgo. “Na hora de competir é hora de se divertir”, resume.
Já Eduarda, é campeã brasileira de lançamento de pelota e na corrida de 60 metros. Questionada se está ansiosa para competir de novo, ela dispara. “Sim!”.
Ao todo, 49 atletas de escolas municipais, duas estaduais e da Apae de Sapiranga foram selecionados para participar da competição representando a cidade.