A segunda semana de operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, terminou com saldo positivo. Segundo a concessionária Fraport, entre 25 de outubro e 1º de novembro passaram pelo terminal cerca de 111 mil passageiros, que chegaram e saíram de Porto Alegre em 800 voos. A reabertura foi no dia 21 de outubro.
O Aeroporto Salgado Filho ficou sem operar entre a noite de 3 de maio e o início da manhã de 21 de outubro por conta da maior enchente da história do Rio Grande do Sul. Do fim de maio até a noite de 20 de outubro a Base Aérea de Canoas (Baco) recebeu voos comerciais, mas em volume muito abaixo do normal.
O sítio aeroportuário da capital ficou totalmente alagado por um mês. Um avião raro, o Boeing 727 de prefixo PR-TTP, que era usado pela Total Linhas Aéreas, ficou ilhado no pátio do Salgado Filho. Atualmente o icônico trijado está em outra parte do aeroporto, já sem os motores.
Segundo a Fraport, por enquanto o aeroporto de Porto Alegre recebe pousos e decolagens entre 8 e 22 horas, de domingo a domingo. A pista está reduzida a cerca de 1.700 metros devido a obras na parte mais próxima à cabeceira 11 (oeste), mais atingida pela enchente. A operação deve voltar a pleno às vésperas do Natal.
Desde o dia 21 de outubro, as companhias Azul, Latam e Gol estão operando voos de Porto Alegre para Brasília (DF), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na semana passada foram retomadas as operações para Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e para o interior gaúcho: Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
LEIA TAMBÉM