abc+

CONFUSÃO NA RUA

Secretário de segurança da região é afastado após se envolver em briga na saída de festa: "Arrependido por ter revidado"

Vídeo da confusão circula nas redes sociais

Ubiratan Júnior
Publicado em: 04/12/2023 às 20h:13 Última atualização: 04/12/2023 às 20h:14
Publicidade

Um vídeo de uma briga em frente a uma casa de festas de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, circula nas redes sociais. Nas imagens da confusão, que aconteceu por volta das 5h30 no lado de fora de um estabelecimento que fica na Parada 79, o secretário de segurança do município, André Brito, aparece agredindo um homem com chutes e socos.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Confusão aconteceu na madrugada de domingo (4) em frente a estabelecimento na Parada 79, em Gravataí | Jornal NH



Confusão aconteceu na madrugada de domingo (4) em frente a estabelecimento na Parada 79, em Gravataí

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O servidor de Gravataí foi afastado do cargo após a repercussão do caso. “O prefeito Luiz Zaffalon, após denúncias e vídeos que mostram o secretário para Assuntos de Segurança Pública, André Brito, envolvido numa briga de rua, utilizando métodos não condizentes com a postura necessária a um agente de segurança, afasta o secretário para esclarecimento dos fatos”, diz trecho da nota da administração municipal.

Ainda de acordo com o comunicado, o secretário adjunto, o tenente Coronel Emílio, assume a pasta e responde como secretário de Segurança.

No entanto, a versão de Brito é diferente. “Conversei com o prefeito pela manhã, antes da nota da prefeitura, expliquei que estava colocando o meu cargo à disposição, em virtude de evitar qualquer desgaste”, explica. Ele estava no cargo desde setembro deste ano, mas, anteriormente, já havia sido titular da pasta por cinco anos e adjunto por outros quatro. “Sou concursado como Guarda Municipal e amo essa profissão, pretendo exercê-la da melhor maneira possível”, enfatiza.

A briga

O agora ex-secretário relata que teria saído da festa de aniversário da sua filha para ajudar um amigo que estava no local do fato e enfrentava problemas com o seu veículo. “Fui para fazer uma ponte. Quando cheguei, me deparei com a briga, os rapazes brigando. No intuito, aquele instinto policial de ajudar, fui apartar, quando um deles me agrediu. Deu dois socos no peito e veio para cima de mim”, relata Brito.

Ele afirma que não conhece os envolvidos e não sabe o motivo que teria causado a confusão entre eles. Nas imagens, o servidor aparece agredindo um homem com soco e chutando o oponente já caído no chão.

“Não porque o vídeo só aparece a partir dessa parte. Eu estou segurando os braços dele, para ele parar de me agredir. Ele continua vindo pra cima de mim. Aí ele é lançado ao solo e eu efetuei um chute e um tapa”, conta. “Estou extremamente arrependido por ter revidado a injusta agressão. E triste demais por fazer a minha família passar por um momento como esse”, completa. De acordo com Brito, a Polícia não foi acionada, pois “os brigões evadiram do local”.

Os outros homens envolvidos não foram identificados. O espaço está aberto para manifestação.

O que diz a Polícia

A Brigada Militar disse que não tem informações sobre o caso. Já a Polícia Civil afirma que nenhuma das partes procurou a delegacia local na tarde desta segunda (4) e aportou registro policial. “Como se trata de lesão corporal leve, em princípio, depende da vontade das partes para a instauração de procedimento criminal”, esclarece o delegado Eduardo Amaral, titular da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Gravataí. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade