O Centro de Especialidades, administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, inaugurou um novo e amplo espaço para o Serviço Especializado em Reabilitação (SER), que oferece fisioterapia a pacientes egressos do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Localizado no terceiro andar do prédio, na Rua Pinheiro Machado, 243, o SER atende diariamente cerca de 25 pessoas.
Equipado com aparelhagem moderna, como esteiras e bicicletas, o serviço oferece atendimento individualizado por conta do perfil dos pacientes recebidos, que são vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) ou que passaram por cirurgias traumatológicas no hospital de Sapucaia do Sul.
No local, é garantido o tratamento por até três meses, quando há a transferência para a rede municipal, de forma a possibilitar um rodízio e oportunizar que mais pessoas sejam beneficiadas pela excelência do serviço.
Fernanda de Lima Dalpiaz, que coordena o Serviço de Fisioterapia da FHGV, comemora as novas instalações. “Temos agora a estrutura ideal para que o atendimento seja mais eficaz e confortável”, explica. Segundo ela, a atenção profissional individualizada encurta o período de tratamento.
LEIA TAMBÉM: Vereador eleito é transferido de hospital após ser atropelado em rodovia; veja o estado de saúde
“A assistência voltada a apenas um paciente, ideal no processo de recuperação de uma pessoa que enfrentou trauma importante, é o nosso método para alcançar a reabilitação plena dos movimentos”, detalha Fernanda.
O Serviço de Fisioterapia, sob a gestão da FHGV, já ultrapassou 30 mil atendimentos em 2024. Além do SER, a assistência de fisioterapeutas está disponível em todos os turnos aos pacientes internados no hospital e, semanalmente, às mulheres que fazem acompanhamento da gestação na Clínica da Saúde da Mulher.
LEIA TAMBÉM