Em meio aos bairros de Sapiranga, uma cena se repete semanalmente: grupos animados se reúnem para uma hora de atividade física, impulsionados por uma motivação comum – a busca pela saúde e pelo bem-estar.
Centenas de participantes se exercitam dos grupos de atividades físicas promovidos pela Secretaria de Saúde. Uma vez por semana os encontros acontecem em bairros distintos reunindo pessoas de todas as idades para se movimentar e aumentar a qualidade de vida.
Em média são 40 alunos por turma, que realizam exercícios de baixa intensidade, de maneira lúdica e integrativa, com movimentos de alongamento, musculação e aeróbicos.
Os participantes usam objetos de apoio adaptados, como pesos (garrafa pet com água ou areia) e bastões (cabos de vassoura) oferecendo maior dinâmica aos exercícios.
“As enfermeiras vêm, auferem a pressão, medem a diabete, a glicose, fazemos as atividades com o que temos, como garrafas, cabo de vassoura, elásticos. Cada um traz o seu e a organização de cada grupo depende do lugar”, explica Zuleide Pereira Pastorini, educadora física responsável pelo projeto.
Na segunda-feira (18), pela manhã, um grupo de alunos da terceira idade, lotou a Sede do CTG Galpão Sentinela do Pago, que participavam com alegria do exercício físico matinal.
Ivete Terezinha Matano Zorzanelo, aos 77 anos, é uma das participantes mais assíduas do projeto. Para ela, a atividade física não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade vital.
“Quem pode vir, tem que vir. Isso não é para emagrecer, é pela saúde da gente, se exercitar”, destaca Ivete. Com uma energia contagiante, ela compartilha sua rotina matinal de caminhadas, destacando os benefícios que essa prática trouxe para sua vida ao longo das décadas.
Benefícios além da saúde
Assis Pires, de 70 anos, reforça o sentimento de pertencimento e bem-estar proporcionado pelo grupo. “Tenho um problema no joelho, mas quando venho para cá, me divirto tanto que esqueço que tenho”, revela.
Além dos exercícios físicos, os laços de amizade se fortalecem, como demonstrado pelo animado passeio de fim de ano que o grupo realizou para a praia. Assis destaca o papel da professora e a importância de se sentir parte de algo maior, onde as preocupações cotidianas ficam em segundo plano.
Inclusão e acompanhamento personalizado
Por trás desses encontros está Zuleide Pereira Pastorini, a educadora física. Com atividades acontecendo em todos os bairros uma vez por semana, Zuleide ressalta o compromisso em tornar a prática acessível a todos.
“Esse projeto é bem importante porque eles mantêm o vínculo de amizade, saem de dentro de casa”, destaca Zuleide.
Além disso, o projeto se preocupa com o acompanhamento da saúde dos participantes, com parceria com profissionais de saúde para monitorar pressão arterial e níveis de glicose.
Com onze polos em atividade e participantes de todas as idades, o projeto de atividades físicas nos bairros de Sapiranga mostra-se como uma iniciativa bem-sucedida, não apenas na promoção da saúde física, mas também no fortalecimento dos laços comunitários e na melhoria da qualidade de vida de seus participantes.
Onde encontrar
A maioria dos participantes são idosos, mas a faixa etária é ampla e não há restrição de idade. Para participar dos grupos de atividade física basta ir até um dos locais usando roupas leves e calçado confortável. Confira o local e horário de cada grupo:
LEIA TAMBÉM
Segunda-feira
Bairro Oeste – Salão da Comunidade São Francisco – 7h30
Amaral Ribeiro – Sede do CTG Galpão Sentinela do Pago – 9h20
Terça-feira
Bairro São Luiz – Salão Paróquia São Luiz Gonzaga – 7h20
Morada São Luiz – Barracão da Comunidade Católica São Miguel – 9h20
Quarta-feira
Centenário – São Paróquia Evangélica Renascer – 7h20
Sete de Setembro – USE – 9h30 às 11h30
Cohab – Salão da capela Nossa Senhora de Fátima – 13h30
Quinta-feira
São Jacó – Salão Capela Nossa Senhora do Caravaggio – 7h20
Bairro Oeste – Comunidade Nossa Senhora do Carmo – 9h20
Vila Irma – Salão Capela Nossa Senhora Aparecida – 14h
Sexta-feira
Voo Livre- Associação João Goulart -7h20
São Paulo – Comunidade São Paulo na Igreja Católica – 9h20
- Categorias
-
Tags
- acompanhamento médico
- Assis Pires
- atividade física
- atividades ao ar livre
- atividades nos bairros
- Bem-Estar
- comunidade
- coordenação de projetos
- educação física
- envelhecimento ativo
- estilo de vida ativo
- exercício
- grupo de atividades
- idosos
- INCLUSÃO
- integração social
- Ivete Terezinha Matano Zorzanelo
- laços de amizade
- monitoramento de saúde
- pertencimento
- projeto social
- promoção da saúde
- qualidade de vida
- sapiranga
- SAÚDE
- saúde comunitária
- saúde preventiva
- VIDA SAUDÁVEL
- Zuleide Pereira Pastorini