APÓS O CALORÃO
São Leopoldo registra mais de 40mm de chuva e vento causa estragos em alguns pontos
Temporal que atingiu a região no fim da tarde deste domingo (14) derrubou árvores e chuva provocou alagamentos; veja para onde ligar em caso de emergência
Última atualização: 14/01/2024 20:39
O temporal que atingiu a região por volta das 17h deste domingo (14) causou estragos em alguns pontos. Em São Leopoldo, conforme a prefeitura, foram registrados mais de 40 milímetros de chuva em menos de uma hora, e ventos fortes em diversos bairros.
Devido ao acumulado de chuva em tão pouco tempo, alagamentos foram vistos em ruas e avenidas nos bairros Campina, Santos Dumont, Vicentina, Rio dos Sinos, Scharlau, Feitoria e Vila Brás.
Por determinação do prefeito Ary Vanazzi, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM) estão atendendo ocorrências registradas pelos moradores do município, dentre elas quedas de árvores e lonas para casos de destelhamentos.
Em alguns locais, como registrado na Rua Raimundo Guilherme Eckert, bairro Santos Dumont, residências estão sem energia, pois houve danos na fiação da rede elétrica.
As casas de bombas do município estão operando normalmente e não há registro de elevação dos arroios até o momento.
A Prefeitura de São Leopoldo destacou que tem investido em obras de macrodrenagem em galerias pluviais, desassoreamento dos arroios e na manutenção dos equipamentos das casas de bombas, porém o sistema de drenagem pluvial não comporta um grande acumulado quando há chuvas volumosas em curto período de tempo, o que acaba ocasionando alagamentos pontuais em ruas e avenidas.
Segundo o Corpo de Bombeiros do município, quatro chamados envolvendo quedas de árvores foram recebidos após o temporal na cidade. As ocorrências foram registradas no bairro Scharlau.
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.