PROJETO HELP

São Leopoldo recebe ação de escuta qualificada neste sábado

Iniciativa de voluntários acontece semanalmente nas estações da Trensurb e busca ajudar quem precisa de apoio emocional

Publicado em: 20/01/2023 07:19
Última atualização: 18/01/2024 09:59

Ser ouvido, sem ser julgado. Muitas vezes, pessoas que passam por problemas de ordem emocional só precisam disso para superar e buscar o recomeço. Para facilitar o acesso à escuta qualificada a um maior número de pessoas, desde o ano passado voluntários trabalham nas estações da Trensurb, levando apoio, consolo e mensagens de conforto a quem precisa. Batizada de Vida Sobre os Trilhos, a ação, que integra o Projeto Help, é focada em saúde mental e valorização da vida.

Iniciativa de voluntários acontece semanalmente nas estações da Trensurb e buscam ajudar quem precisa de apoio emocional Foto: Divulgação

A iniciativa acontece sempre aos sábados, das 10 horas ao meio-dia. Nas áreas livres das estações, os voluntários realizam dinâmicas interativas, distribuem mensagens e disponibilizam o chamado “cantinho do desabafo”, onde os integrantes do projeto ficam à disposição para escutarem e conversarem com quem esteja precisando de apoio emocional.

Conforme o supervisor das ações do Projeto Help nas estações, Douglas Mendes Silveira, os voluntários são preparados para dar o suporte e as orientações necessárias aos usuários atendidos. “São todos pessoas que já superaram os mais diversos problemas de ordem emocional e que estão ali dispostas a ajudar, sem julgamentos”, diz. “Muitas vezes, quem está passando por um problema só precisa desabafar. Nós estamos ali para escutar, levar esperança, motivar, para contribuir com a qualidade emocional daquela pessoa”, completa.

Contato

De acordo com Silveira, nos casos considerados mais graves, os voluntários orientam a busca por auxílio profissional e apresentam os meios para isso. “Procuramos dar um norte para aquela pessoa. Além disso, oferecemos suporte por meio das plataformas digitais 24 horas por dia”, conta. Interessados podem contatar o projeto, que é realizado em todo o País, por meio do Instagram @help.fju, do Facebook @help_fju, pelo site projetohelp.com ou pelo WhatsApp (11) 4200-0034.

“Às vezes, uma única frase pode nos deixar para baixo, mas uma única frase também pode nos dar coragem, nos motivar, incentivar a mudança. É nisso que acreditamos e isso que buscamos com as escutas qualificadas e com as ações do projeto”, destaca Silveira.

Feedback positivo

Ao longo dos últimos três meses de 2022, em parceria com a Trensurb, o projeto realizou 12 ações nas estações Mercado, Mathias Velho, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio e Sapucaia. No total, as atividades contaram com 72 voluntários, alcançando cerca de três mil usuários do metrô e realizando o atendimento de 77 pessoas no “cantinho do desabafo”.

Nestes primeiros dias de 2023, a iniciativa já ocorreu nas estações Mercado, no dia 7 e Canoas, no dia 14. Neste sábado, 21, ela chega à estação São Leopoldo e no próximo, dia 28, a Novo Hamburgo. Em fevereiro, estão previstas intervenções na estação Mathias Velho, no dia 4, Sapucaia do Sul, dia 11, Mercado, dia 18 e Canoas, no dia 25.

Iniciativa de voluntários acontece semanalmente nas estações da Trensurb e buscam ajudar quem precisa de apoio emocional Foto: Divulgação

Conforme Silveira, o projeto tem recebido feedback positivo do público. “Há vários relatos de superação adquiridos pelas ações”, afirma. “Logo na primeira ação deste ano, conseguimos ajudar muitas pessoas. A nossa expectativa para as próximas, é estarmos cada vez mais focados e dedicados em ajudar o próximo, não julgando, mas ajudando, colaborando com a qualidade de vida emocional e motivação para seguir em frente”, destaca.

 

Janeiro branco

No Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 tenham ou venham a ter problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais. No País, desde 2014, a cada começo de ano é realizada a campanha Janeiro Branco, que busca destacar a importância do cuidado com a saúde mental. Em 2023, o movimento tem como tema “A vida pede equilíbrio”.

O mês de janeiro foi escolhido pela campanha, entre outros motivos, por ser um mês onde a maioria das pessoas têm a sensação de recomeço de fazer planos e de pensar em um novo estilo de vida. Além disso, é comum experimentar alguma melancolia ou angústia durante a passagem do ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso. Já a cor branca representa uma página em branco, onde é possível escrever uma história completamente nova.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas