SAÚDE
São Leopoldo já é a 2ª cidade do Rio Grande do Sul com mais casos de dengue
Município ultrapassou Novo Hamburgo em registros confirmados e tem ainda o maior número de óbitos pela doença do Estado: 13
Última atualização: 17/04/2024 17:43
A atualização do Painel da Dengue RS, que traz os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), confirmou nesta quarta-feira (17), que São Leopoldo ultrapassou Novo Hamburgo no número de casos confirmados de dengue no Estado, ficando agora atrás apenas do município de Santa Rosa, que no último mês registrou uma disparada de casos, se tornando o município com mais registros da doença.
Casos triplicaram em um mês
Com quase 300 casos novos de dengue confirmados da terça para quarta-feira, São Leopoldo chegou a 6.583 registros da doença – Santa Rosa tem 9.263 e Novo Hamburgo, 6.561. O município leopoldense segue sendo o que registra mais óbitos no Estado até o momento (13).
São Leopoldo triplicou o número de casos em apenas um mês. E a tendência ainda é de alta neste mês, até porque a cidade ainda tem mais 800 notificações suspeitas da doença em análise.
A situação já obrigou a cidade a tomar diversas medidas de combate à doença, como abertura de unidades de saúde para atendimentos a casos suspeitos e ações mais fortes nos bairros como inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e eliminação de focos de água parada que servem de criadouro para as larvas do inseto.
Na região
Na região, Sapucaia do Sul já chegou a 301 casos, um número considerável, mas muito longe do seu pior momento, em 2022, quando registrou 1.212 casos e uma morte.
Portão (com 291 casos confirmados), Esteio (211) e Capela de Santana (168) já bateram os seus recordes de casos em um mesmo ano.