abc+

SAÚDE

São Leopoldo já contabiliza mais de 2,2 mil casos confirmados de dengue

Ações de conscientização, como a campanha "Xô, Dengue!", vêm sendo intensificadas nas escolas para ajudar na prevenção à proliferação do mosquito transmissor da doença

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 19/03/2024 às 09h:49 Última atualização: 19/03/2024 às 12h:16
Publicidade

São Leopoldo já tem 2.235 casos confirmados de dengue, conforme o Painel do Estado desta segunda-feira (18), e três mortes pela doença e é a cidade do RS com mais casos em investigação: 1.011.

Ação contra dengue está sendo feita em escolas de São Leopoldo



Ação contra dengue está sendo feita em escolas de São Leopoldo

Foto: Divulgação

Ações nas escolas

Ações articuladas entre as Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Saúde (Semsad) vêm intensificando ações de conscientização e combate à dengue. Uma das atividades é a campanha “Xô, Dengue!”, que traz também o uso da #EducacaoContraADengue. O objetivo é, além das ações de prevenção, divulgar nas redes sociais da Smed a produção de conteúdo dos estudantes.

“Quanto mais falarmos no assunto, mais ampliamos o alcance. Em um universo de 30 mil estudantes, criarmos diferentes estratégias de comunicação, que rompe as barreiras da escola e leva informação e ações práticas para a comunidade”, explica o titular da Smed, Ricardo Luz.

Ação lúdica

O servidor da Prefeitura de Viamão, Paulo Machado, conhecido como “Tio Paulinho”, junto de equipe de profissionais, esteve em duas escolas na sexta-feira (15), apresentando um espetáculo musical (com banda, bonecos, paródias) com o objetivo de despertar atenção das crianças e adolescentes para o tema da dengue e para que estes sejam orientadores dos seus familiares. A atividade ocorreu de manhã na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Acácia Mimosa e à tarde na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Beck, ambos no bairro Vicentina.

Formações com professores 

Professores que trabalham as temáticas da educação ambiental e as supervisoras dos anos iniciais da rede municipal participaram de uma formação junto à editora EducAção sobre Dengue, Zika e Chikungunya.

O objetivo da capacitação foi para apresentar os livros adquiridos pela Smed para 15 escolas com o material, que compõem jogos, informativos e pesquisas para os estudantes e professores, sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além de Covid e Febre Amarela.

Visita de enfermeiros 

Segundo a Scom, nos próximos meses, os enfermeiros do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na escola (NISE), Kátia Adriele dos Santos e Wesley da Silva, farão um roteiro nas EMEIs e EMEFs e orientarão as equipes de higienização destes espaços sobre limpeza e prevenção do mosquito transmissor da Dengue.

Aulão com equipes dos Grêmios

A Smed, através do setor de Gestão Democrática, está programando para a primeira quinzena de abril um “aulão”, utilizando as telas interativas das escolas, com os jovens das EMEFs que compõem os Grêmios Estudantis.

O objetivo será proporcionar informações, ministradas por equipe profissional da Semsad, para que estes as multipliquem em suas comunidades. Além disso, o setor também organiza uma formação sobre o tema com os conselheiros escolares, grupo constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, membros do magistério e diretor (a)), que toma decisões sobre as dimensões administrativa, financeira e político- pedagógica da escola.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade