Desde que foi implementado no Município, em 2018, o Programa Cidade Iluminada já resultou em aproximadamente 9 mil pontos de iluminação pública com lâmpadas LED em avenidas, praças, pontes e viadutos da BR-116. O número representa 35% da cidade. O objetivo, segundo o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, é modernizar 100% da iluminação pública leopoldense, alinhando tecnologia, economia e sustentabilidade.
Por meio do programa, é realizada a troca das lâmpadas convencionais, como as lâmpadas de vapor de sódio, pelas lâmpadas de LED. A mudança, segundo Lima, reflete em economia de em torno de 50% no valor gasto pelo Município com energia.
As novas lâmpadas, conforme o secretário, não utilizam reatores e soquetes. De acordo com Lima, os benefícios gerados pelo programa vão muito além dos econômicos. “A iluminação pública, por si só, já é capaz de proporcionar à população diversas possibilidades para lazer, entretenimento e até mesmo potencializar o comércio local, além da segurança, influenciando a vida urbana como um todo”, frisa.
Gestão mais eficiente
“A resistência e o baixo índice de falhas contribuem para uma gestão mais eficiente e econômica à manutenção do parque de iluminação. Enquanto a taxa de falha das lâmpadas de vapor de sódio é de 6%, as lâmpadas de LED são de menos de 1%”, completa Lima.
Para 2024, conforme o secretário, a meta é chegar a substituição de 10 mil pontos de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Uma nova etapa do programa teve início neste mês. Lima explica que a escolha pelos pontos que deverão ter lâmpadas trocadas na cidade beneficia as principais avenidas, ruas de ligações a centros comerciais, praças públicas e áreas de escolas e linhas de ônibus, passarelas e viadutos da BR 116.
“Na execução em bairros priorizamos aqueles que apresentam demandas menores de iluminação pública com a troca de 100% dos mesmos”, frisa. Já as praças recebem atenção especial do programa por se tratarem de espaço de lazer e referência em muitos bairros.
“Acho importante e muito positiva esta ação da Prefeitura. No verão, costumo aproveitar a praça do bairro para levar as crianças para brincar à tardinha e acabamos ficando até à noite. A iluminação atrai as pessoas e dá maior sensação de segurança”, opina a dona de casa Andréia Ferreira.
R$ 11 milhões
Ao todo, segundo a Prefeitura, São Leopoldo possui 25 mil luminárias públicas. Na última sexta-feira (9), durante vistoria da nova etapa de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, na Vila Barreira, o prefeito Ary Vanazzi anunciou o investimento de R$ 11 milhões em iluminação pública no Município nesta fase do programa.
“Além de trazer economia para as finanças do Município, a troca destas luminárias proporciona muito mais visibilidade, melhorando muito a questão da segurança nos bairros. Com mais segurança, o comportamento das pessoas muda”, destacou. No bairro, serão 69 novas lâmpadas instaladas até esta terçafeira (13). Para isso, equipes trabalharão normalmente durante o feriadão.
Mais 340 pontos na nova etapa
De acordo com o secretário Sandro Lima, na nova etapa do programa, que teve início neste mês, 340 pontos serão contemplados. O cronograma prevê a troca de lâmpadas em diferentes ruas e bairros do Município: – Rua Felipe Uebel – 40 pontos de LED – bairro Santo André; – Rua Jacob Uebel – 13 pontos de LED – bairro Santo André; – Finalização nas ruas internas no bairro Pinheiro – 94 pontos de LED; – Avenida Cristopher Levalley – 69 pontos de LED – bairro Fazenda São Borja; – Ruas internas na Barreira – 100 pontos de LED – bairro Fazenda São Borja; – Rua Fernando Ribeiro de Castro – 24 pontos de LED – Vila Duque.
LEIA TAMBÉM