25 DE JULHO
São Leopoldo festeja os 200 anos da Imigração Alemã; confira a programação especial
Uma das atrações será a reabertura do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo pós-enchente
Última atualização: 25/07/2024 07:43
Nesta quinta-feira, 25 de julho, se celebra os 200 anos da Imigração Alemã no País. Em 1824, 39 imigrantes alemães chegavam à então localidade de Passo do Rio dos Sinos para iniciar uma vida nova, distante do seu país, mas sem abdicar de sua cultura.
A instalação do primeiro núcleo experimental do sistema de colonização promovido pelo governo imperial na margem esquerda do rio, onde hoje fica o Centro de São Leopoldo, resultou na fundação da cidade e lhe concederia, no ano de 2011, o título de Berço da Colonização Alemã no Brasil, pela Lei Federal nº 12.394.
Parte dessa história, festejada hoje no Bicentenário da Imigração Alemã, é contada no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVS), espaço que abriga mais de 10 mil objetos, 12 mil documentos e 85 mil fotos, um acervo que preserva e enaltece as memórias desta história de 200 anos.
Atingido pela enchente de maio, o Museu de São Leopoldo celebra nesta quinta-feira a reabertura de suas portas ao público. No local, ainda é possível ver as marcas deixadas pela cheia histórica do Rio dos Sinos, o mesmo rio que há 200 anos foi percorrido pelos imigrantes.
A enchente acabou danificando boa parte do acervo, num prejuízo estimado pela direção em R$ 500 mil. Documentos, que ficam no segundo andar, não foram atingidos, exceto o livro dos registros dos imigrantes, escrito por Daniel Hillebrand, que ficava em uma vitrine no salão de entrada do museu.
Leia também: DIA DO MOTORISTA: Na cabine, no ônibus ou pelo aplicativo, eles fazem a economia do Brasil andar
"Neste livro constam os nomes, idades e profissões dos imigrantes alemães. Apesar de ter ficado molhado, bastou levantarmos para que a água escorresse. Era escrito com caneta tinteiro e nada do que estava nele foi apagado", destaca a diretora de relações institucionais do Museu, Ingrid Marxen.
Milagre
Dentre os objetos do museu salvos da enchente, um deles é tratado de forma especial por Ingrid. Uma bíblia de 1765. “Esta bíblia ficava exposta no primeiro andar em um balcão baixo. No dia 3 de maio, uma funcionária do museu já estava na porta para ir embora no fim da tarde e resolveu voltar e levar a bíblia para o 2º andar. Foi um milagre, verdadeira obra do Espírito Santo”, conta.
Segundo ela, a placa que ficava junto à bíblia ficou irreconhecível em meio à lama. “Imagina o que teria acontecido com um papel daquela idade?”, questiona. Para ajudar na restauração do acervo danificado, o museu faz uma campanha de adoção de objetos. Interessados em ajudar no conserto de itens podem contribuir com a doação de R$ 100 por meio de transferências via PIX. A chave é o CNPJ 96.760.418/0001-76.
Celebração solidária na reabertura do museu
Mesmo sem a tradicional São Leopoldo Fest em julho e com uma programação mais enxuta devido às enchentes, o Bicentenário da Imigração Alemã será celebrado nesta quinta-feira (25) na cidade. Culto, cavalgada, reabertura do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, inauguração do Monumento do Bicentenário estão entre as atividades que serão realizadas no município no feriado. Para marcar a reabertura do museu, no local haverá nesta quinta-feira uma celebração solidária.
Saiba mais: DIA DA MULHER NEGRA: Professoras falam do desafio da representatividade nas salas de aula
Estão previstas diversas atrações das 10h30 às 19h30. A programação deve contar com a chegada da cavalgada da imigração, feira de gastronomia típica, jogos germânicos, banda típica, chope, feira de artesanato e atrações infantis. Também está prevista a abertura de uma cápsula do tempo. Aos participantes é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.
Viu esta?: Frente fria traz chuva para parte do RS nesta quinta-feira; veja onde
Culto Festivo na Igreja do Relógio
Na Igreja do Relógio, a partir das 9h30, ocorre culto festivo com transmissão ao vivo pelo Facebook da IECLB e youtube.com/ ieclboficial. Além da comunidade, o culto contará com presença de representantes das instituições vinculadas à IECLB no âmbito do Sínodo, de igrejas parceiras e do Poder Executivo. Ao final, haverá solenidade de descerramento da placa comemorativa em alusão aos 200 anos de presença luterana e da imigração alemã em São Leopoldo.
Monumento do Bicentenário será inaugurado à tarde
Às 15h30 ocorre a inauguração do Monumento do Bicentenário. A obra de arte, criada pelo escultor Vinicius Vieira, já está instalada junto à Praça Tiradentes, em frente à Igreja Matriz, no Centro. Ela foi a vencedora de um concurso, lançado no final de 2022.
A escultura, denominada “Diversidade em 200 anos”, apresenta elementos que evidenciam a pluralidade e identidade multiétnica de São Leopoldo desde o início com a Real Feitoria do Linho Cânhamo, passando pela Colônia Alemã, o desenvolvimento industrial e a era da inovação tecnológica. “Ficou muito bonito, imponente”, opina a aposentada Cecília de Lima, 68 anos.
Programação
A partir das 8 horas - Ato da 4ª Cavalgada da Imigração da Sociedade Gaúcha da Lomba Grande e CLTG 12 RT - Saída às 8h do CTG Sinuelo, com parada às 10h30 no Museu Visconde de São Leopoldo para acendimento da chama
9h30 - Culto festivo da IECLB – 200 Anos da Igreja Luterana no Brasil na Igreja de Cristo (a Igreja do Relógio)
10h30 - Cerimônia de reinauguração do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (na Avenida Dom João Becker, 491), que foi severamente atingido pela cheia de maio.
14 horas - Celebração interreligiosa na Praça Tiradentes (junto à Igreja Matriz e à antiga sede da prefeitura - hoje sede da Secretaria de Educação)
15 horas - Apresentação da Canção ao Imigrante, com José Carlos Martins, na Praça Tiradentes
15h30 - Inauguração do Monumento do Bicentenário, na Praça Tiradentes
16h30 - Visita da Comitiva Oficial do Estado de RheinlandPfalz no Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo.