O primeiro fim de semana da São Leopoldo Fest 2024 atraiu milhares de pessoas para curtir as atrações do Ginásio Celso Morbach e Largo Rui Porto, que recebe a festa. Segundo a Secretaria de
Cultura e Relações Internacionais (Secult) e a S3 Produtora, responsável pela festa, até as 18h deste domingo (3), a estimativa era de que 20 mil pessoas já tinham acessado o espaço.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo Fest tem entrada gratuita nesta segunda-feira; Cidadão Quem está entre as atrações do dia
O titular da Secult, Claudimir Schütze, o Alemão Schütze, lembrou que os primeiros dias são de organização, mas já tiveram boa movimentação no evento, citando como exemplo o sucesso visto no sábado à noite, que teve show de Pedro Sampaio. “Foi maravilhoso, muito bom, principalmente por vermos pessoas dançando, felizes, não teve briga, não teve confusão, teve toda uma segurança, uma estrutura da Brigada Militar, da Guarda Municipal, da segurança da própria empresa. Realmente foi um grande sucesso”.
O secretário também comentou sobre a expectativa de público também para os próximos dias de festa, que segue até o dia 10. “Com certeza, será uma das maiores, a São Leopoldo Fest do Bicentenário”.
“Gosto muito”
Durante o domingo, o público pode prestigiar diversas atrações nos três palcos da festa. Na Vila Capilé, por exemplo, os Jogos Germânicos chamaram a atenção. Visitante do evento, Maira Splinder, 48 anos, foi uma das participantes da prova onde é preciso pregar mais rápido o prego na madeira. “Eu gosto de participar de tudo!”, exclamou a moradora do bairro Vicentina, que adora a festa. “Estava esperando por ela desde julho. Gosto muito da São Leopoldo Fest, sempre venho”, contou.
Danças folclóricas alemãs em destaque
No palco principal, o grupo de danças folclóricas Wiedergeburt, de Igrejinha, foi uma das atrações. O coordenador de dança do grupo, Daniel Ribeiro Mota, e representante da diretoria do grupo, Fabiane Müller da Cruz, explicaram que o nome vem da língua alemã e significa renascer. “Neste domingo, trouxemos uma representação da categoria adulta”, disse Fabiane.
No espaço, eles apresentaram danças folclóricas alemãs e de demais localidades da Europa. “Trabalhamos não somente com a dança alemã, mas com a dança portuguesa, italiana, dança gaúcha”, complementou Mota, destacando a vestimenta dos dançarinos. “Hoje nós estamos com um traje da região da localidade de Hunsrück, de onde também vieram imigrantes para São Leopoldo”.
ACESSE: SÃO LEOPOLDO FEST: Veja como foi a abertura oficial e as atrações deste final de semana
Segunda-feira tem isenção de ingresso e Cidadão Quem
Hoje (4), o acesso à São Leopoldo Fest é gratuito durante todo o dia. Os portões abrem às 10h. Em parceria com o Sesc São Leopoldo, a atração principal da noite será a banda Cidadão Quem, que se apresenta a partir das 22h. Para comemorar os 20 anos da gravação e lançamento do DVD acústico da Cidadão Quem, Duca Leindecker traz o repertório integral do disco que acumula mais de 30 milhões de players no Spotify.
O show vai contar com cenário e produção que recria o som e as imagens desse que foi um dos momentos mais importantes de sua carreira. Uma adaptação acústica de “Amanhã Colorido” também está programada para somar ao repertório integral do DVD. Guilherme Leindecker, filho de Duca, assume o baixo acústico com a missão de representar o tio Luciano, falecido em 2014.
Estande do Grupo Sinos está na festa
O Grupo Sinos, dos Jornais VS, NH, DC e JG, do site abcmais.com e da rádio ABC 103.3 FM, conta com estande especial na São Leopoldo Fest, no Ginásio Municipal Celso Morbach, junto ao acesso para a Vila Germânica. O espaço, de 54 metros quadrados, está recebendo o público, convidados e autoridades durante a festa que ocorre até o domingo, dia 10 de novembro. A Rádio ABC 103.3 FM está com estúdio e terá programas ao vivo no local em alguns horários durante a semana.
Für Immer será exibido nesta segunda
O Grupo Sinos participará da São Leopoldo Fest com a exibição especial do Documentário Für Immer – Origens, o terceiro da série Für Immer, no palco da Vila Germânica. O documentário será exibido nesta segunda-feira, dia 4, e nos dias 6 e 7 de novembro, sempre às 16 horas, e contará com as presenças dos coautores e diretores do documentário Moacir Fritzen e Vandré Brancão.
O projeto 200 Dias, 200 Anos do Grupo Sinos, relativo ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, tem Apresentação de BRDE e Unimed VS, Patrocínio Máster de Instituto Ivoti e Promoção ABC+ (abcmais.com) e rádio ABC 103.3 FM.
LEIA TAMBÉM