FIM DE FESTA
São Leopoldo Fest atrai milhares de pessoas em dez dias
Festa do Bicentenário trouxe diversão no ano que foi marcado pela cheia
Última atualização: 11/11/2024 07:39
A São Leopoldo Fest 2024 atraiu milhares de pessoas nos dez dias de evento no Ginásio Municipal Celso Morbach e Largo Rui Porto. Até as 20 horas deste domingo (10), a expectativa da S3 Produtora, responsável pelo evento, era que o público dos 10 dias somasse cerca de 100 mil com o show do Armandinho, às 22h30, encerrando a festa.
Ainda segundo a equipe, a maior concentração de pessoas durante os dez dias de festa ocorria durante a noite, nos shows, com compra de ingressos na bilheteria.
O evento era previsto para ser a maior edição da São Leopoldo Fest de todos os tempos, integrando-se à comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã no Município, que é considerado o berço da imigração no País. No entanto, devido à enchente histórica que acometeu o município e o Estado em maio deste ano, a festa precisou passar por algumas adaptações - uma delas foi a data, que inicialmente seria em julho.
Diversas opções
As atrações deste ano incluíram bandinhas típicas alemãs, shows nacionais (como os de Lexa, Fernando e Sorocaba e Dilsinho) e de artistas locais, gastronomia diversa e parque de diversões. Além deles, houve ainda a presença dos bonecos Hannah e Willi e da corte oficial, composta pela rainha Andressa Amaro Prass, a 1ª princesa Nicole Budke, a 2ª princesa Eduarda Souza Nunes e a Oma Iselda Barden Rosa.
LEIA TAMBÉM: De frio de 5°C a calor de 38°C: Confira a previsão do tempo para a semana no Rio Grande do Sul
Nos estandes espalhados pelo ginásio municipal, o público que desejasse fazer compras pôde desfrutar de tudo um pouco: roupas, livros, bijuterias, produtos esotéricos e até mesmo produtos com maior valor agregado, como sofás e motocicletas.
Jogos, danças, banda típica e culinária
A cultura germânica esteve presente em diversas atrações do evento, como os Jogos Germânicos, na Vila Capilé, o grupo de danças folclóricas Wiedergeburt, de Igrejinha, que se apresentou no Palco Principal no dia 4, a banda típica Força Total, que tocava por todo o evento, e a culinária típica - que incluiu queijos, linguiças, geleias e pratos diferenciados, como o Xis Alemão e o Hambúrguer com pão de cuca. Outra amostra da cultura germânica foi realizada no dia dedicado ao idoso na São Leopoldo Fest, na terça-feira (5).
SAIBA MAIS: Novembro Negro com programação especial em São Leopoldo até o dia 29; confira
Na data, uma das apresentações foi do grupo de dança Flores do Dia, da Sociedade Ginástica São Leopoldo. Uma das participantes é a aposentada Jussara Teresinha Santos, de 71 anos, que gosta de desfrutar da cultura alemã. “Não sou descendente de alemães, mas sempre vivi a cultura e sempre participei da São Leopoldo Fest”, contou. O saxofonista tenor da banda típica Força Total, José Arildo, defende a importância da valorização da cultura germânica no evento.
“Ela sempre foi uma tradição nossa aqui em São Leopoldo, desde 1969, quando começamos a tocar e festa era sobre a imigração. Depois mudou para São Leopoldo Fest e então começamos a tocar aqui. Essa tradição é única, temos que dar valor à banda típica alemã. Quem chama o povo é a banda”, argumentou.
Atrações para todos os públicos
O comerciante Laertes Moraes de Paula, de 37 anos, veio do bairro Montanha, de Lajeado, junto com a esposa Greice Fisher, de 46 anos. Embora o objetivo do casal fosse a venda de seus produtos, eles também aproveitaram para prestigiar os shows da festa. “A gente veio a trabalho, mas aproveitamos parte da festa também, como os shows sertanejos: gosto do ritmo e das histórias que têm por trás das letras das músicas”, comentou Greice.
VIU ESTA?: MEMÓRIA: Você lembra do Aeroclube de São Leopoldo?
E não foram só as pessoas que aproveitaram a festa alemã: quem também desfilava pelo evento era a cachorrinha Geleia, de 3 anos, acompanhada pela tutora Patrícia Fernanda de Oliveira, da ONG Proteção em Rede. Vestida com trajes germânicos, Geleia encantava a todos que a viam. “Ela aproveitou bastante, passou em diversos estandes e inclusive foi em um deles que ela fez as vacinas”, afirmou Patrícia. Interessados em adotar podem entrar em contato pelo Instagram @protecao_ em_rede ou pelo número de telefone (51) 99610- 7243.