POSTOS DE TRABALHO

São Leopoldo começa o ano com saldo positivo na geração de empregos em todos os setores

Dados do Caged apontam que o município teve bons números no mês de janeiro; saldo de empregos também foi positivo na região

Publicado em: 21/03/2024 09:41
Última atualização: 21/03/2024 09:43

Após um mês de dezembro negativo, São Leopoldo voltou a registrar bons números de empregabilidade em 2024 – e em todos os setores analisados. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na última semana, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), destacam que o município teve saldo positivo na geração de empregos em janeiro. O primeiro mês do ano garantiu 220 novas carteiras assinadas, ao admitir 2.225 e desligar 2.005.

O resultado anima, visto que no último mês de 2023, o município restou com saldo negativo de -863.

São Leopoldo voltou a ter saldo positivo em janeiro Foto: Digue Cardoso

Todos os setores

Em janeiro, segundo mostra o Caged, todos os setores trazidos no levantamento tiveram saldo positivo. O destaque ficou por conta do setor da Indústria, ao garantir um saldo positivo de 127, seguido pelo setor de Construção, com 45. Na sequência, aparecem os setores de Serviços, Agropecuária e Comércio, com saldos positivos de 40, 6 e 2, respectivamente.

Região e RS

Na região, apenas Esteio teve saldo negativo no mês: -56. O número foi puxado por mais desligamentos do que admissões nos setores da Construção (-3), Comércio (-91) e Serviços (-24). Na contramão, a Indústria na cidade fechou positiva, com saldo de 62 postos de trabalho criados.

Sapucaia do Sul, que fechou janeiro com resultado positivo (85), teve apenas o Comércio com mais demissões (-10). O mesmo ocorre em Capela de Santana, em que apenas o setor comercial foi negativo (-3). Em Portão, a Indústria foi o setor positivo, com 36 empregos de saldo, e o Comércio, o negativo, com -17.

No mesmo período, o Estado do Rio Grande do Sul também obteve um saldo positivo, com 20.810 novos postos de trabalho, com 134.553 admissões e 113.743 desligamentos.

Comparativo

Na comparação com o primeiro mês do ano passado, o resultado visto agora empolga ainda mais. Em janeiro de 2023, o saldo leopoldense fechou negativo em -1 (foram 1.951 admissões e 1.952 demissões).

O total também foi negativo em Sapucaia do Sul (-212), Esteio (-118) e Capela de Santana (-21).
Portão foi o único município da região que restou positivo em janeiro do ano passado: 77 vagas.

Boa expectativa, mas com “pé no chão”

Ponderando que é necessário esperar os números trimestrais para uma melhor análise do período, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel, recebeu o resultado de janeiro de maneira “muito satisfatória”. “Os dados são animadores, porque em 2022, janeiro teve saldo de -74. É sempre um mês difícil, mas fechar com 220 postos criados e com todos os setores positivos é muito animador”, comentou. “O que mais chama a atenção é a estabilização da indústria”, ressaltou, lembrando que 2023 foi bem difícil para o setor no município.

“Se a gente analisar o cenário nacional, a previsão era de fechar janeiro com 90 mil (empregos de saldo) e fechou em 180 mil, ou seja, o dobro”, colocou o gestor, com a perspectiva de que a cidade siga a tendência brasileira, ainda mais depois dos investimentos anunciados para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A projeção de novas empresas se instalando em São Leopoldo também deve contribuir para a continuidade dos bons números no ano, conforme o secretário. “Pé no chão, mas com uma perspectiva muito boa para o ano”.

“Ainda é cedo para avaliar”

Observando os números, especialmente os do setor industrial, o vice-presidente de Indústria da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist-SL) de São Leopoldo, Carlos Reis, avalia que os dados refletem uma pequena melhora no desempenho do setor, mas estão muito aquém em comparação “até mesmo no período da pandemia e pré pandemia”.

Reis destaca que o percentual de aumento na indústria de transformação, por exemplo, foi de apenas 0,69%. Em 2023, a Indústria de São Leopoldo perdeu 1.233 postos de trabalho, apresentando uma queda de 5,79%. “Ainda não nos recuperamos da queda ocorrida nos anos passados”, disse, salientando o bom número visto em janeiro, mas analisando o cenário geral com cautela. “Este movimento de início de ano é muito importante. Esperamos que 2024 seja um momento de retomada, mas ainda é cedo para avaliar, uma vez que estamos com alta da inflação e aumento na taxa de juros”, pondera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas