São Francisco de Paula fará uma grande celebração em homenagem à música brasileira. É a 12ª edição do Festival de Coros, que ocorre no dia 4 de novembro, a partir das 19h30, na Igreja Matriz. O Coro Municipal de São Chico, que comemora 21 anos de história, sob a regência do maestro Giovani Costa, convida outros cinco grupos para o evento, que é gratuito.
O repertório apresentado pelo Coros SFP, União, Municipal de Rolante, Tramontina e pelos Grupos UPA! e UPA! Jovem, passa por Milton Nascimento, Chico Buarque, Tom Jobim, José Fogaça, Jorge BenJor, Djavan e outros grandes compositores do Brasil.
“A música tem muita história para contar, especialmente a música popular brasileira” relembra o maestro Giovani. Há 21 anos regendo o Coro de São Chico, o maestro é responsável por ajudar a construir a voz, o tom, e também a bossa do grupo, que é reconhecido por dar voz a clássicos como A Banda, de Chico Buarque.
“A MPB teve importante participação nas mudanças políticas e sociais no nosso País, contribuindo para o cenário de liberdade individual e cultural que temos hoje. No Festival, poderemos aplaudir a criatividade e a expressão individual e também coletiva. Cantar e ouvir canções brasileiras é viajar no tempo através das gerações. Apreciar a música popular brasileira nos dias de hoje, através do movimento coral, é reconhecer toda essa construção” destaca.
“A prática de canto coral é uma das mais antigas formas de integração social e precisa ser incentivada e preservada”, relembra o secretário de Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castelo Costa.
LEIA TAMBÉM