A Universidade de Caxias do Sul (UCS), em reunião na terça-feira (19) com representantes da Prefeitura de São Francisco de Paula, propôs a instalação do curso de Medicina no município. A proposta atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a autorização de novos cursos.
O prefeito Marcos Aguzzolli e o vice-prefeito Thiago Teixeira se reuniram com a equipe diretiva da UCS e representantes dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), para discutir a viabilidade de instalação da faculdade.
O edital de chamamento público publicado em outubro pré-selecionou 116 regiões de saúde do território brasileiro, em 1.719 municípios, resultando em até 5.7 mil novas vagas em cursos de Medicina em todo Brasil. A região da Ampara é uma das regiões selecionadas.
A UCS já possui uma faculdade de Medicina em Caxias do Sul, que é uma das instituições de ensino superior mais bem avaliadas do País. A proposta de instalação de um novo curso em São Francisco de Paula é uma forma de ampliar o acesso à formação médica na região.
Para o prefeito Marcos Aguzzolli, a possibilidade representa uma grande conquista para a cidade e região. “A UCS tem se destacado pela qualidade do ensino e pela formação de profissionais altamente capacitados, o que certamente irá refletir na formação dos futuros médicos que passarão pela instituição em São Francisco de Paula”, comemora Aguzzolli.
“Com o apoio dos municípios da região, a Universidade de Caxias do Sul espera poder contribuir significativamente para a melhoria da saúde pública e para o desenvolvimento da região como um todo”, destacou o Reitor da UCS Gelson Leonardo Rech, que acredita que a proposta atende às perspectivas de desenvolvimento regional.
“Essa região é composta por diversos municípios que enfrentam grandes desafios na área da saúde, como falta de profissionais e dificuldade de acesso aos serviços básicos. Com a implementação da faculdade de medicina em São Francisco de Paula, espera-se que a população de toda a Região 6 de Saúde seja atendida de forma mais eficiente e com maior qualidade, garantindo assim uma melhoria significativa na qualidade de vida dessas pessoas”, diz o professor e vice-reitor da UCS Asdrubal Falavigna.
LEIA TAMBÉM