OPERAÇÃO CONTROLE
SANTA CRUZ DO SUL: "Prejuízo é imensurável", diz prefeita Helena Hermany sobre operação do Ministério Público
Prefeita diz ainda que "secretários afastados vão limpar seus nomes"
Última atualização: 14/11/2023 15:56
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), concedeu uma rápida entrevista coletiva perto do meio-dia desta terça-feira (14) sobre a Operação Controle, desencadeada nesta manhã pelo Ministério Público na cidade do Vale do Rio Pardo. O MP apura fraude em licitação e lavagem de dinheiro que pode passar de R$ 40 milhões.
O vice-prefeito Elstor Desbessell (Progressistas) e outros nove agentes públicos foram afastados dos cargos por ordem judicial válida por 180 dias. Entre eles estão quatro secretários municipais (dois são oficiais da reserva da Brigada Militar) e um vereador: Henrique Hermany (PP), filho de Helena e líder do governo na Câmara Municipal.
Helena disse que ainda não teve acesso aos autos da investigação e que ficou sabendo da operação pela imprensa. Ela frisou que confia "nos funcionários da Prefeitura e nos serviços de controle interno" e que, até hoje, suas contas sempre foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A prefeita também destacou fala do promotor João Beltrame, coordenador do Gaeco na região, informando que ao longo de um ano e meio de investigação não há provas de qualquer envolvimento dela nas supostas irregularidades. "Dizer que uma organização criminosa agia na Prefeitura é muito forte", lamentou.
"O prejuízo é imensurável e isso que me deixa triste", comentou a prefeita sobre possível paralisação de obras a partir da operação do MP, visto que empresas suspeitas estão proibidas de contratarem com o poder público e de receberem valores a que tenham direito. "Nunca se fez tanta obra em Santa Cruz e essa possível paralisação vai gerar prejuízo para a cidade", disse.
Helena Hermany revelou ainda que conversou logo cedo com seu vice-prefeito e colega de partido, Elstor Desbessell. "Ele disse que está muito chateado, que não merecia isso", contou a prefeita, frisando que Desbessell foi escolhido como seu vice por ser funcionário aposentado da Prefeitura, duas vezes secretário da Fazenda e vereador sem qualquer tipo de apontamento.
Na entrevista coletiva do fim da manhã a prefeita disse ainda ter certeza de que os "secretários afastados vão limpar seus nomes". "Espero que pelo menos a justiça divina seja feita", declarou.