PROTEÇÃO
Saiba quem pode se vacinar contra a gripe a partir desta segunda-feira
Campanha segue até 31 de maio e espera atingir 90% do público-alvo. No RS, 5 milhões de pessoas podem receber o imunizante
Última atualização: 04/03/2024 11:02
A campanha de vacinação contra a gripe Influenza inicia nesta segunda-feira (10) no Brasil. O Rio Grande do Sul tem como público-alvo 5 milhões de pessoas. Foram distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) aos municípios 828 mil doses da vacina. Novos repasses estão previstos ao longo das próximas semanas, conforme o Estado receba os lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.
A campanha vai até 31 de maio para grupos prioritários. São considerados grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com comorbidades; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários.
Importância da vacina
A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.
Novo Hamburgo
A vacinação contra a Influenza é realizada em todas as cidades. Em Novo Hamburgo, o público-alvo atinge pouco mais de 96 mil pessoas e as 26 unidades unidades de saúde, incluindo a Casa de Vacinas, estarão com aplicação da vacina contra a gripe a partir das 8 horas.
Queda nos últimos anos
O Rio Grande do Sul (assim como os demais Estados) tem registrado uma diminuição na procura por esta vacina. Nos último cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica.
Ano - Cobertura vacinal Influenza
2022 – 65,2%
2021 – 79,3%
2020 – 93,5%
2019 – 87,2%
2018 – 86,3%