EDUCAÇÃO
Saiba quem é a hamburguense finalista do concurso Parlamento Jovem Brasileiro
Estudante do Ifsul defende mais apoiadores em escolas para estudantes com deficiências
Uma hamburguense é finalista regional no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023 porque desenvolveu um discurso reforçando a necessidade de professores apoiadores em escolas para estudantes com algum tipo de deficiência para o tema "A educação que queremos". Estudante do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense - (Ifsul) polo Novo Hamburgo, Sarah Cardoso Bueno, 16 anos, representa a região, já que os demais finalistas gaúchos são de Gravataí, Ijuí e Flores da Cunha. O resultado da seleção sairá no dia 14 de novembro.
Sarah recebeu apoio dos seus pais, André Antonio Bueno, 36, Diretor da Escola Municipal Jorge Ewaldo Koch, e Carla Cardoso, 39, supervisora escolar da Escola Estadual Jair Henrique Foscarini. Até chegar ao discurso final, com a nota 92,7 de 100, a moradora do bairro Pátria Nova participou de cursinho preparatório, oferecido pelo Parlamento Jovem Brasileiro 2023, com estudantes de todos Estados brasileiros.
"Acho que faltam os apoiadores para crianças com deficiências. Isso preocupa muita gente. Essas crianças merecem uma educação como qualquer outra criança e está na lei brasileira de inclusão a presença dos apoiadores, além do professor principal", salienta.
A estudante reforça que quando não há esse apoio, as famílias precisam recorrer à Justiça, que obriga a escola a fornecer. São famílias de estudantes com déficit de atenção, fobia, em cadeiras de rodas, paraplégicas, cegas e autismo. "Se tivessem esses apoiadores, seria uma educação mais justa, uma questão de amor e um ambiente democrático", salienta.
Se ela for escolhida no PJB, programa de educação para democracia da Câmara dos Deputados voltado para estudantes do ensino médio do Brasil, ela viajará a Brasília com outros 26 representantes de cada Estado brasileiro para conhecer Câmara de Deputados, que custeará passagens, hospedagens e alimentação. Os premiados ainda receberão diplomas e poderão ingressar no programa de embaixadores do PJB.A viagem será de 4 a 7 de dezembro.
Votação agora é por pares da etapa local e especialistas
O resultado final dependia da votação popular, dos pares (participantes da etapa local) e avaliação de especialistas da Câmara dos Deputados. No entanto, no dia 26 de outubro, a votação foi suspensa porque foi constatado a presença de robôs. Por isso, o PJB retificou o edital e agora contará apenas com votação dos pares (participantes da etapa local) e avaliação de especialistas convidados.
Não é porque estuda um curso técnico que a área de humanas fica de lado. O diretor do câmpus do Ifsul Novo Hamburgo, Marcus Ribeiro, explica que há projetos de extensão e de pesquisa. "Dentro desse perfil, a Sarah se destacou e buscou um concurso nessa área", frisa.
O chefe de ensino da instituição, Juneor Brehm, acrescentou que o discurso de Sarah é uma temática importante. Por isso, ela foi convidada a participar do grupo de apoio que aborda questões de inserção de estudantes.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante