MAIS CARO
Saiba quanto vai custar e quando começa a ser cobrado o novo preço dos pedágios na região Sul do Estado
Acréscimo no preço foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Última atualização: 29/12/2023 15:06
Prevista para começar a vigorar na segunda-feira (1º), a nova tarifa das praças de pedágio administradas pela Ecosul vai custar R$ 19,60. O valor representa um aumento de 28,9% em relação ao preço atual, que é de R$ 15,20. A concessionária é responsável pelos trechos da BR-116 entre Camaquã e Jaguarão, além da BR-392, entre Rio Grande e Santana da Boa Vista.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
O acréscimo no preço foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A preocupação dos motoristas que utilizam a estrada e também os moradores da Costa Doce, usuários mais assíduos destas rodovias, foi notada pelo governo do Estado.
Em ofício encaminhado pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB), o Estado explica à ANTT a preocupação com os efeitos do “expressivo reajuste”. Souza diz que foi solicitada uma revisão do aumento ao Ministério dos Transportes. “O impacto do aumento em quase 30% na tarifa será muito grande ao usuário, assimétrico com a qualidade das rodovias e negativo ao Estado, já que são vias logísticas importantes do Rio Grande do Sul.”
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O vice-governador, que está ocupando a função de governador no período de férias do titular, Eduardo Leite (PSDB), reiterou que o ministro, Renan Filho, se mostrou favorável à proposta. A Ecosul usa como justificativa, a ausência de reajustes em anos anteriores e o impacto da metodologia de cálculo, já que o contrato entre a concessionária e a União é o mesmo desde 1998.