abc+

CANELA

Cachorro atingido por tiros em ataque ao dono passa por cirurgia; saiba o estado de saúde e o que pode acontecer com o cão

Animal da raça pitbull é atendido pelo Centro Municipal de Proteção aos Animais de Canela

Mônica Pereira
Publicado em: 03/11/2023 às 13h:13
Publicidade

O cão da raça pitbull, que foi baleado, na semana passada, está em processo de recuperação. Ele foi alvejado quando o tutor sofreu um ataque a tiros, em Canela. O animal precisou passar por uma cirurgia, pois teve o osso omoplata quebrado.

Animal foi atingido durante ataque a tiros ao tutor | Jornal NH



Animal foi atingido durante ataque a tiros ao tutor

Foto: Divulgação

Desde a ocorrência policial, ele está sendo acompanhado por Altair Tomazelli, responsável pelo Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra).

O cachorro recebeu os primeiros socorros em uma clínica em Canela e, depois, passou pela cirurgia com uma veterinária de Três Coroas. “Fizeram o raio-x e foi constatada a fratura, ele também estava com ferimentos na boca, nas patas”, conta Altair.

Na terça-feira, dia 31, o cão teve alta e foi levado ao Cempra. “Ele está bem, em uma baia restrita por causa da recomendação de repouso. Mas está conseguindo correr, comendo bem”, atesta.

Um processo administrativo foi aberto pelo órgão público. A estimativa é que os custos com os procedimentos veterinários fiquem em torno de R$ 4 mil.

Altair afirma que não conseguiu contato com o tutor do animal, mas que fará um acompanhamento mensal, caso ele volte para a antiga casa. “Ele estava com bastante carrapato, em um estado razoável de saúde. Não estava como um animal de estimação deveria estar”, pondera.

O responsável pelo Cempra frisa que, caso o homem não apareça, o cão poderá entrar em processo para ser adotado por outra família.

O caso

O cachorro foi ferido na noite da quarta-feira, dia 25. A Brigada Militar encontrou o animal depois que o tutor dele sofreu um ataque a tiros. Segundo a ocorrência, não foi possível determinar se os disparos tinham a intenção de atingir o cão.

O homem é filho de Roni Inácio de Oliveira, que foi assassinado a tiros, no dia 11 de setembro. A Polícia Civil não comenta os casos e diz que as investigações seguem sob sigilo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade