ANÁLISE
Saiba quais são os pontos impróprios para banho no Rio Grande Sul
Primeiro boletim da temporada 2023/2024 foi publicado na sexta-feira (15), pela Fepam
Última atualização: 16/12/2023 16:17
A partir da próxima quinta-feira (21), com o início do verão, férias escolas e a aproximação das festas de final de ano, praias lotadas no Rio Grande do Sul serão rotina, com o aumento visível no número de banhistas. Mas é preciso ficar de olho em como está a balneabilidade dos lugares mais procurados para curtir o verão.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Para isso, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) já divulgou nesta sexta-feira (15) o primeiro boletim da balneabilidade das praias e balneários do Estado da temporada 2023/2024.
Entre os 89 pontos analisados, 12 locais em nove municípios estão impróprios para banho. Nenhum destes pontos estão localizados no litoral norte gaúcho, destino mais procurado nesta época do ano.
Conforme o boletim, Pelotas é a cidade que apresenta o maior número de pontos impróprios pra banho. São quarto no total (Balneário dos Prazeres, Valverde Av. Senador Joaquim A. de Assunção, Valverde - Trapiche e Santo Antônio). Alegrete, Barra do Ribeiro, Cerrito, Jaguari, Pedro Osório, Rosário do Sul, Santa Maria e São Jerônimo completam a lista. Outros dois pontos monitorados pelo projeto, localizados em Tapes, terão os resultados divulgados na segunda-feira (18).
Segundo a Fepam, os outros 77 pontos analisados estão próprios para banho.
Sinalização
Os locais onde foi realizada a coleta receberão nos próximos dias placas identificando a condição de banho. O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980. As coletas são realizadas semanalmente. Neste veraneio, os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até março de 2024.
Em Porto Alegre
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre, também divulgou o relatório de balneabilidade das praias da capital. Elas ficam localizadas nos bairros Belém Novo e Lami.
Belém Novo: Posto 1 - Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus: águas próprias para banho. Posto 2 - Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só: águas impróprias para banho. Posto 3 - Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça: águas próprias para banho.
Lami: Posto 1 - Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas: águas próprias para banho. Posto 2 - Acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas: águas impróprias para banho. Posto 3 - Avenida Beira Rio, em frente ao nº 510: águas próprias para banho.