abc+

ALERTA

Saiba quais as recomendações das prefeituras de Gramado e Canela para este período de chuva na região

Riscos de desmoronamentos voltam a preocupar; entenda

Mônica Pereira
Publicado em: 16/06/2024 às 10h:44
Publicidade

As cidades de Gramado e Canela estão em alerta, devido à possibilidade de um grande volume de chuva na região. Depois de dias de tempo firme, a instabilidade volta à Serra e deve permanecer de forma mais intensa até a quarta-feira (19). Os riscos de desmoronamentos preocupam o poder público, que faz recomendações à comunidade.

Carro não conseguiu ultrapassar área, na localidade de Canastra Alta



Carro não conseguiu ultrapassar área, na localidade de Canastra Alta

Foto: Divulgação

Em Canela, a Prefeitura orienta que as pessoas evitem transitar pelas vias do interior, entre 21 e 6 horas. Segundo o Executivo, as forças de segurança estão monitorando áreas consideradas com maior probabilidade de movimentações de massa.

Na manhã do sábado (15), um veículo estava circulando pela localidade de Canastra Alta, quando parte da estrada cedeu e o carro acabou ficando preso, tendo que ser resgatado. O pedido é que a sinalização seja respeitada para evitar acidentes.

No município, a Rua Ruy Vianna Rocha, que dá acesso para a ponte do São Luiz está com fluxo de trânsito interrompido. 

A Defesa Civil do município pode ser acionada, através do telefone (54) 9 9135-1949.

Moradores precisam ficar atentos

Em Gramado, os moradores do bairro Piratini puderam retornar para casa, na última semana. Na área, que é chamada de Piratini Norte, a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, pondera que as pessoas devem estar atentas aos sinais apresentados nas residências. “Se está vendo rachaduras aumentarem na casa, se está ouvindo a casa estalar, a gente recomenda, orienta, que saia”, destaca.

Já no bairro Três Pinheiros, o alerta é conforme a medição do pluviômetro que existe na área, que não pode ultrapassar os 51 mm em 24 horas.

“No Três Pinheiros, o risco é de desbarrancamento. No Piratini, por exemplo, o risco é das casas colapsarem. Então, são situações diferentes, por isso os sistemas de alerta, o critério técnico é diferente”, complementa a procuradora-geral, Mariana Melara Reis.

Em caso de dúvida, a Defesa Civil deve ser chamada, através do telefone (54) 9 9929-6160.

Monitoramento

Equipes de técnicos e geólogos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciaram, na última semana, visitas e um mapeamento das áreas que ocorreram danos por causa das chuvas na cidade.

Segundo Cristiane, foi pedido que haja uma atenção também às áreas rurais para que se avaliem as questões de riscos e também potenciais vulnerabilidades desses locais. “Isso para que a gente possa, junto com esse trabalho técnico, desenvolver a questão do retorno das pessoas e fazer um novo mapeamento das áreas de risco em Gramado”, atesta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade