Dois homens estavam na aeronave de pequeno porte que caiu na tarde deste sábado (11) em Montenegro. O planador, onde estava o piloto Carlos Eduardo Müller, conhecido como Kadu, ex-prefeito da cidade, e um aluno, de 49 anos, que não teve a identidade divulgada, sofreu o acidente nas proximidades do aeroclube do município do Vale do Caí.
Os bombeiros foram chamados por volta das 15 horas e permaneceram no local por cerca de 1h20. PNo fim da tarde, foi feita a retirada do planador do local do acidente.
VEJA: Fotos da queda de aeronave nas proximidades do Aeroclube de Montenegro
A aeronave trata-se de um planador prefixo PP-FJX, modelo IPE KW-2 Nhapecan. Nesta tarde, ele era rebocado por outra aeronave para que pegasse altitude e a dupla a bordo pudesse realizar a aula de voo. Porém, logo que saiu do aeroclube, o acidente aconteceu.
A queda foi causada pelo vento, que provocou turbulência. Ao tentar retornar para o aeroclube, o planador acabou batendo em uma árvore e na rede elétrica, caindo na sequência em uma área sem residências.
LEIA TAMBÉM: Aviões se chocam no ar em Gramado: relembre o acidente que matou nove pessoas em 1995
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Monetenegro, sargento Ricardo Mattos, o aluno de Kadu chegou a sair caminhando da aeronave e não sofreu ferimentos. Já o piloto, que relatou fortes dores na lombar, foi imobilizado e retirado do planador pelos bombeiros. “Tivemos que retirar ele com muito cuidado para não movimentar, né? Aí foi utilizado maca. Tudo pra levar ele para a ambulância sem movimentar a coluna dele”, conta Mattos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o levou para o Hospital Montenegro.
CONFIRA: Acidente aéreo em Canela: o dia que um avião saiu da pista, atingiu casas em matou três pessoas
A reportagem do ABCmais conversou com Leila Ahmad, esposa do Kadu, que afirma que o marido está bem. Por volta das 18 horas, ele ainda estava no hospital. A previsão era que ele recebesse alta ainda no sábado, após passar por consulta com um neurologista para verificar se não sofreu nenhum trauma.
LEIA TAMBÉM