Seguindo as ações de educação ambiental e preservação que vêm sendo realizadas nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente orienta a comunidade a como utilizar corretamente os ecopontos de Ivoti. Esses locais possibilitam o descarte gratuito e adequado de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal, equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha usado.
Atualmente, o município conta com três ecopontos, sendo dois instalados no fim do ano passado. Os contêineres podem ser encontrados pelos moradores na Praça Ecológica (Rua São Leopoldo, bairro Brasília), Área de Lazer do Bairro Bom Jardim (Rua Monteiro Lobato) e no Ceami (Rua Santa Clara, 3000, bairro Morada do Sol).Os ecopontos contribuem para evitar o descarte de resíduos em lugares proibidos e inapropriados, como em terrenos baldios, possibilitando a destinação ambientalmente correta de forma eficiente e sem custos.
Eles são espaços criados pela administração pública com a finalidade de destinar os materiais em locais corretos e que posteriormente receberão tratamento ou serão destinados a empresas para que passem pelo processo de reciclagem.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o contato pode ser feito com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (51) 3563-6788.
LEIA TAMBÉM
O que pode e como descartar nos ecopontos
Equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, teclados, controles de vídeo, game, CPU’s, celulares, TVs, micro-ondas, rádios e outros): devem ser colocados em caixas, já que os equipamentos possuem compostos químicos em sua fabricação e podem gerar contaminação. Não descarte esses materiais na coleta seletiva (orgânico/reciclável).
Vidros: devem ser separados, embalados em caixas de papelão ou garrafas PET, evitando que se quebrem e possam gerar acidentes. Não descarte vidro na coleta de lixo orgânica, nem soltos em sacos de lixo.
Plásticos: coloque em sacos/sacolas ou caixas. Também é possível descartar na coleta seletiva (reciclável) de seu bairro.
Papel e papelão: coloque em sacos/sacolas ou caixas. Também é possível descartar na coleta seletiva (reciclável) de seu bairro.
Metal (panelas, torneiras, latas de refrigerantes, cerveja, ferragens, chapas, embalagem de marmitex – sem resíduos orgânicos -, enlatados e outros): coloque em sacos/sacolas ou caixas. Também é possível descartar na coleta seletiva (reciclável) de seu bairro.
Óleo de cozinha usado: devidamente acondicionado em garrafas plásticas bem fechadas.
O que não pode ser descartado nos ecopontos e na coleta de lixo
Latas com sobra de tinta, vernizes e solventes; embalagens de veneno agrícola; embalagens de produtos químicos em geral: estes materiais acima devem ser colocados em caixas, com tampas bem vedadas, e levados às lojas onde foram comprados. O comércio deverá acionar os fabricantes dos produtos, que realizam a logística reversa desses produtos.
Lâmpadas: devem ser embaladas e bem acondicionadas em caixas ou sacos resistentes. Não devem ser quebradas, pois existem produtos químicos em seu interior, podendo ocorrer contaminação.
Pilhas e baterias: devem ser entregues nos comércios onde foram compradas, que realizam o contato com fabricante/vendedor para que sejam tomadas as providências. Devem ser embaladas e bem acondicionadas em caixas ou sacos resistentes. Não devem ser descartadas na coleta de lixo, pois existem produtos químicos em seu interior, podendo ocorrer contaminação.
Não descarte os materiais acima em áreas públicas e terrenos privados, pois há riscos de contaminação dos lençóis freáticos e mananciais, sendo um crime ambiental, sujeito à punição.
Entulho (restos de material de construção, tábuas, azulejos, pedras, areia, tijolos, blocos e gesso): até 1m³, que equivale a uma caixa d’água de mil litros, o recolhimento é feito pela Secretaria de Obras Públicas e Serviços Públicos. É necessário ligar para (51) 3563-7594 e fazer o agendamento. Acima desta quantidade, o morador ou a empresa deverá contratar empresa de caçamba para o descarte.
Resíduos volumosos (restos de móveis, restos de madeira, eletrodomésticos inservíveis, como geladeira, fogão, máquina de lavar, outros): devem ser separados na calçada da residência no dia e período do cronograma de coleta de resíduos volumosos.
Resíduos verdes (podas de árvores, folhas, gramas de áreas particulares): folhas e gramas devem ser colocadas em sacos plásticos, devidamente amarrados, e serão recolhidos nos dias de coleta do caminhão orgânico. Galhos e podas devem ser colocados em frente à residência conforme o cronograma de coleta de galhos, devidamente separados de qualquer outro resíduo.
Pneus: devolver o pneu no local onde foi comprado, para que o fornecedor dê a destinação final.
- Categorias
- Tags