No próximo dia 21 de junho, o outono dá adeus e dá lugar à próxima estação, o inverno. E junto da época mais gelada do ano, Canela prepara a Temporada de Inverno, evento que decora a cidade com elementos que remetem ao frio e conta com programação artística no multipalco da Praça João Correa.
A festividade foi apresentada pela Secretaria de Turismo e Cultura do município na tarde de segunda-feira (29), em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica). Com a presença de mascotes de parques temáticos e empresas da cidade, o evento ocorrerá de 21 de junho a 12 de agosto.
Durante este período, quem circular pelo município encontrará, principalmente, bonecos de neve e pinguins. Os elementos decorativos serão montados a partir do dia 15 de junho e devem estar concluídos até dia 25, conforme as condições do tempo contribuírem.
Na Praça da Matriz, junto à Catedral de Pedra, o letreiro do nome da cidade contará com bonecos de neve, assim como a rótula da João Corrêa. Os postes da avenida da praça também ganharão “figurinos”.
A Rua Felisberto Soares receberá pinguins. Para quem sentiu falta dos guarda-chuvas, eles estão de volta na avenida principal. Estes itens também comporão a decoração da Casa de Pedra, que terá iluminação noturna especial.
As vias Osvaldo Aranha e Júlio de Castilhos também terão peças em MDF de bonecos. Outros pontos que estarão caracterizados são o pórtico da cidade e as rotatórias de entrada.
Para o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, as expectativas são altas. “A Temporada de Inverno traz muita gente para a região e trará novamente, mesmo com as dificuldades financeiras que o País vem passando. Hoje a nossa base econômica é o turismo”, comenta.
LEIA TAMBÉM
Programação
Grandes nomes do cenário musical estadual e nacional estarão, de forma gratuita para o público, em Canela. As apresentações ocorrem sempre no multipalco da Praça João Corrêa, a partir das 19h30. Durante o período da Festa Colonial, as bandas escolhidas seguem ao tema do evento: a valorização das raízes e história do município.
Confira abaixo a programação:
24 de junho – Pé na Serra
1º de julho – Nenhum de Nós
8 de julho – Luiza Barbosa
15 de julho – Os Montanari
22 de julho – Banda Cavalinho
29 de julho – Rainha Musical
5 de agosto – Chimarruts
12 de agosto – Vera Loca
Festa Colonial
De forma paralela, será realizada a Festa Colonial, de 14 a 31 de julho, nos mesmos moldes do ano passado, quando saiu do Centro de Feiras e passou para a praça central de Canela.
Espaço para as agroindústrias, os fornos com produtos típicos quentinhos, como pães com linguiça e cucas, assim como atrações musicais diárias estão previstas. As apresentações, inclusive, serão de artistas locais, de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas.
A programação do evento ainda não está confirmada. Isso se deve ao credenciamento destes músicos, que deve iniciar na próxima semana. A decoração mais típica também será colocada, especialmente na Praça João Corrêa.
Entre as novidades deste ano, o secretário de Turismo afirma que será criada uma arena. “Preciso que o colono esteja presente. Criamos uma arena, onde será feito torneio de canastra, por exemplo. Queremos que o colono venha do interior, que ganhe dinheiro. Para que em 2024 ele pergunte como pode participar”, diz.
Para o representante da pasta, a comunidade precisa se apoderar destes eventos. “A festa é deles. Evidente que precisamos do turista, mas queremos dar esse olhar, queremos o povo ali na praça”, confirma Gilmar.
Dia dos Namorados
Antes de toda a programação oficial de inverno iniciar, em 12 de junho se comemora o Dia dos Namorados. Após o sucesso dos arcos em forma de coração nas últimas edições, a estrutura estará de volta no Centro, para que os casais possam fazer fotografias e registrar o momento a dois.
- Categorias
- Tags