FIQUE ATENTO
Saiba como recorrer de multa de trânsito no Rio Grande do Sul
Caso de homem flagrado em radar ao cruzar sinal vermelho empurrando moto com pneu furado em Novo Hamburgo chama atenção para importância do recurso
Última atualização: 26/02/2024 10:54
Todos os dias, centenas e centenas de motoristas são multados no trânsito. Independente do motivo da autuação, sempre é possível recorrer. É o que vai fazer o industriário de Novo Hamburgo que foi flagrado por um radar móvel na região central da cidade ao cruzar o sinal vermelho quando empurrava sua moto, que estava com pneu furado. A suposta infração é gravíssima e renderia sete pontos na carteira do dono da moto.
De acordo com o Detran do Rio Grande do Sul, são duas etapas possíveis. Primeiro é a fase da chamada defesa de autuação. Trata-se da contestação da legalidade do auto de infração. A segunda etapa, caso o condutor opte por fazer isso, é apresentar recurso contrário à confirmação da infração e à imposição da multa.
Como funciona a defesa prévia
A defesa prévia é a primeira oportunidade que o proprietário e/ou condutor do veículo que discorda de uma autuação têm para contestar (especialmente por irregularidades formais), a procedência da autuação, antes da aplicação da penalidade. Portanto, nessa fase o usuário pode contestar o auto, e não a penalidade, que ainda não ocorreu.