ALERTA
Saiba como o ciclone Yakecan deve impactar o Vale do Sinos
No litoral norte, vento pode alcançar 'força de furacão'; veja a previsão da MetSul Meteorologia para Novo Hamburgo e arredores
Última atualização: 23/06/2024 22:33
O litoral norte gaúcho será fortemente atingido pelo ciclone Yakecan, que chega ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17). Nas cidades litorâneas, o vento pode alcançar 120 km/h e ganhar status de furacão, segundo a MetSul Meteorologia. Protegido por seu relevo, o Vale do Sinos deve ser menos impactado pela tempestade.
Para Novo Hamburgo e arredores, a previsão da MetSul é de vento de menor intensidade, ao redor de 80 km/h.
"O dia também vai ser ventoso no Vale do Sinos, também poderão haver rajadas moderadas a forte hoje à noite, só que comparando ao Sul da região metropolitana, próximo à Lagoa dos Patos, uma região mais descampada, a força do vento acaba sendo um pouco menor", explica a meteorologista Estael Sias. "No Vale do Sinos, a gente fica com 80 km/h, o que também é um vento forte."
O vento deve vir acompanhado da chuva, em alguns momentos. No fim da tarde, entre as 17 e 18 horas – quando o olho do ciclone deve entrar na costa gaúcha –, pode haver pancadas de chuva na região. "A maior preocupação é com o vento, mas há risco de chuva por vezes forte a torrencial da tarde para a noite de terça e em parte da quarta", antecipa Estael.
Região metropolitana
Na Grande Porto Alegre, os municípios mais atingidos devem ser a própria capital, Canoas, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Guaíba, Eldorado do Sul e Barra do Ribeiro, que, conforme a MetSul, são pontos mais expostos, sem barreiras geográficas de proteção. Nessas cidades, as rajadas de vento podem alcançar 100 km/h.