TRANSPORTE METROPOLITANO

Saiba como ir até Porto Alegre de ônibus metropolitano neste momento de calamidade pública

Cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas contam com saídas diárias para a Capital, ainda que haja redução na oferta de horários

Publicado em: 29/05/2024 16:28
Última atualização: 29/05/2024 16:29

Desde que a Trensurb interrompeu as viagens na região metropolitana, no dia 3 de maio, quem utiliza transporte coletivo e precisa se deslocar para Porto Alegre tem enfrentado transtornos. Com as limitações do transporte, uma das opções é utilizar o serviço de ônibus metropolitano, através de empresas como a Central, Transcal e CMT, no caso de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas. No entanto, pode haver dificuldade em horários, já que foram limitados em razão da enchente.


Transporte metropolitano é opção para ida até a Capital Foto: Arquivo/GES

Mesmo com a retomada das operações da Trensurb, marcada para a partir desta quinta-feira (30), o fluxo inicial do trem será entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velhos (Canoas). Ou seja, a chegada até a Capital seguirá complicada.

Até terça-feira (28), por exemplo, havia somente um horário de ônibus disponível saindo de Novo Hamburgo para Porto Alegre, às 5h40, e apenas um de volta. De acordo com o motorista Luciano Moraes, da Central, antes da enchente havia mais horários, que precisaram ser reduzidos por conta dos alagamentos.

Nesta quarta-feira (29), no entanto, conforme a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), os horários foram ampliados, sendo três viagens saindo de Novo Hamburgo a Capital, e cinco viagens de retorno de Porto Alegre a Novo Hamburgo.

Com isso, a linha Canudos/Porto Alegre, com saída da Rua Florença, na modalidade comum, foi ampliada para dois horários: às 5h40 e 17 horas. Já a linha Porto Alegre/NH/HV, com saída da Rua Teixeira de Freitas, no bairro Rio Branco, na modalidade semidireto, tem disponível um horário, às 15h20. Todos desembarcam no terminal do Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre.

Já os horários de volta, saindo também do Largo Zumbi dos Palmares, na Capital, foram ampliados para as 6h30, 8h, 17h40, 18h50 e 19h20. É preciso conferir as linhas e a modalidade do ônibus. O valor da tarifa da empresa Central para os ônibus da modalidade comum custa R$ 6,85. Já para a modalidade semidireto, o valor é de R$ 19,75.

Vinte e seis horários disponíveis de São Leopoldo a Porto Alegre

Para quem precisa se deslocar de São Leopoldo para Porto Alegre, são 26 horários disponíveis, sendo 23 pela empresa CMT, com saídas da Estação Rodoviária de São Leopoldo. Os horários disponíveis são das 5 horas às 17 horas. O terminal fica na Av. Antônio de Carvalho - Agronomia, em Porto Alegre.

Já pela empresa Central, são dois horários de ida disponíveis: 04:40 e 15:40. O terminal fica no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre.

Cinquenta e seis horários disponíveis entre Canoas e a Capital

Em Canoas, são 56 horários com saídas para a Capital. Através da empresa Transcal, os horários disponíveis são entre 5 horas e 18:03. Há saídas do Terminal da Ulbra e também na estação São Luís. O destino é o Terminal Triângulo, em Porto Alegre.

Já pela empresa CMT, que também inicia os itinerários às 5 horas, o último horário com saída do terminal do estacionamento do Campus Ulbra para Porto Alegre é às 23h30, com destino ao terminal que fica na Av. Antônio de Carvalho - Agronomia, em Porto Alegre.

Confira todas as linhas e os horários disponíveis clicando aqui. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas