NOVO HAMBURGO
Saiba como está recuperação de homem que teve polegar reimplantado após acidente de trabalho
Cirurgia de reimplante foi realizada no Hospital Regina, em Novo Hamburgo
Última atualização: 04/07/2024 20:43
Há cinco meses, um homem de 29 anos precisou ter o polegar reimplantado após sofrer um acidente de trabalho. A intervenção cirúrgica avançada foi realizada por dois médicos do Hospital Regina, em Novo Hamburgo, no dia 26 de janeiro.
Nesta quarta-feira (3), o ortopedista e traumatologista Erik Carvalho, que coordenou a cirurgia, publicou um vídeo mostrando a evolução do paciente.
"Graças ao trabalho em equipe (e multidisciplinar) o paciente está cada dia melhor", escreveu o cirurgião, mencionando ainda que o jovem tem tido uma excelente recuperação.
O homem decepou o dedo enquanto utilizava uma serra circular na fábrica de embalagens de madeira onde trabalhava. Além de recuperar o membro, o procedimento, que durou cerca de três horas, devolveu a mobilidade à mão dele. Nas imagens atuais, ele aparece realizando uma série de movimentos manuais utilizando o polegar, como rosquear a tampa de uma garrafa e um parafuso, além de "pinçar" pequenos objetos.
Na época, Carvalho ressaltou que o paciente precisaria de fisioterapia para recuperar a função do membro, mas que a cirurgia havia sido um sucesso. "Mais de 90% dos casos não têm bom resultado, devido ao tipo de lesão, acondicionamento da parte amputada e capacidade para receber em hospital esse tipo de lesão. Mas, neste caso, o resultado da cirurgia foi excelente." O cirurgião plástico Filipe Casagrande também participou da operação.
A recuperação do jovem tem sido acompanhada por uma clínica de fisioterapia, especialista em reabilitação de membros superiores e terapia da mão.