O Rio dos Sinos segue em elevação devido ao alto volume de chuva registrado nos últimos dias. O cenário é monitorado pelas defesas civis. Transtornos podem ser registrados ao longo desta semana.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Em Novo Hamburgo, no domingo (19), o rio transbordou no bairro Lomba Grande e inundou ruas do Loteamento Integração. Também havia pontos de alagamento no bairro Canudos.
Na manhã desta segunda-feira (20), o nível do rio chegou a 7,51 metros. A Defesa Civil do Município atua na remoção de pessoas atingidas. Às 19 horas, o nível do rio estava em 7,02 metros. A cota de inundação varia, mas, os problemas começam a surgir a partir de 6,50 metros na cidade.
Entre a madrugada de domingo e a manhã desta segunda, famílias do bairro Canudos foram removidas de casa devido às inundações ocasionadas pela cheia. Ao todo, 60 pessoas foram levadas para um abrigo montado pela Prefeitura no CIEP Canudos até as 9h45desta segunda.
A elevação do nível do rio pode aumentar nas próximas horas, e não estão descartadas novas remoções, especialmente de moradores do bairro Canudos e da Vila Getúlio Vargas.
Segundo Arci Fetter Júnior, chefe da Defesa Civil do Município, há inundações em vários pontos nas partes baixas dos bairros Canudos, Santo Afonso (Kroeff e Marrocos) e do Loteamento Integração (Lomba Grande).
Os moradores que relutam em sair de casa enfrentam a enchente. É o caso de Valcir Ferreira da Luz, 57 anos. Ele e a família seguem em casa, num beco às margens da Avenida Dos Municípios, no bairro Canudos.
“Passamos a noite em claro, sem poder fechar um olho, com medo da água subir mais”, conta. A água está cerca de um metro e meio dentro da residência. Outras cinco famílias que residem no mesmo beco vivem situação semelhante.
Moradores da Rua Roosevelt, no bairro Canudos, acompanhavam nesta segunda a elevação das águas. Desde a manhã, observa-se que a invasão das águas ocupa mais de 50% da extensão da via.
Moradores da Rua Roosevelt, no bairro Canudos, estão acompanhando a elevação das águas. Desde a manhã desta segunda-feira (20), observa-se que a invasão das águas ocupa mais de 50% da extensão da via. pic.twitter.com/llVcB1ZOs4
— Jornal NH (@jornalnh) November 20, 2023
Campo Bom
Em Campo Bom, essa já é considerada a segunda maior cheia do ano. Às 8 horas, o nível estava em 7,53 metros. Na madrugada, às 4 horas, chegou a 7,56 metros e começou a baixar. Conforme a prefeitura, há 38 pessoas desabrigadas e 33 estão no Ginásio Municipal.
Sapiranga
Em Sapiranga, o nível do rio também subiu e invadiu ruas. “A gente não conseguiu medir lá embaixo, porque não dá para chegar”, diz o responsável pela Defesa Civil do município. Na Avenida Presidente Kennedy, a água avançou 1 metro.
LEIA TAMBÉM