As primeiras ações da obra do complexo de viadutos do bairro Scharlau, que tem a intenção de facilitar a trafegabilidade junto ao acesso à RS-240 pela BR-116, começaram a ser feitas na segunda-feira (10). Como informado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), neste momento será feito o estaqueamento do viaduto no entroncamento com a rodovia estadual.
Para tanto, na segunda, máquinas e trabalhadores focaram esforços no canteiro central da via, próximo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a fim de demarcar os pontos onde a perfuratriz fará a abertura dos buracos em que ficarão as estacas, limpar a vegetação do local e retirar placas de trânsito.
Segundo equipe que atua no ponto, a máquina perfuratriz deve ser montada na manhã desta terça-feira (11) e, com isso, as escavações iniciam durante a tarde.
Nesta primeira etapa da construção do complexo, que integrará dois novos viadutos e novas ruas laterais, ocorrem as fundações profundas das estruturas, exigindo a instalação de 52 estacas. Conforme o Dnit, a previsão é que essa fase seja concluída até o dia 25 de abril.
Após a conclusão do complexo da Scharlau, que tem previsão de entrega para até o final deste ano, haverá cruzamento livre entre as duas rodovias na região, sem a necessidade de semáforos.
LEIA TAMBÉM
Bloqueio inicia na quinta
Na segunda, os trabalhos aconteceram próximo ao novo semáforo de pedestres e também do retorno que dá acesso à Rua Cairu, para quem transita no sentido Portão-São Leopoldo. Esse último será bloqueado definitivamente a partir da quinta-feira (13), para a realização da construção dos viadutos. Com isso, os motoristas deverão utilizar o retorno sob o viaduto da Scharlau.
Obra da ponte do Sinos deve ser retomada
Ainda esta semana – segundo estimativa inicial do Dnit –, também deve ser retomada a obra de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, outra melhoria planejada para desafogar o trânsito intenso da BR-116 na região e cujos os trabalhos começaram em 2021. Veículos e equipes já são vistos circulando pelo local, mas a autarquia não confirmou data exata para que os trabalhos reiniciem. As obras na BR116 na região estão sendo executadas pelo Consórcio BR-116 Norte, formado pelas empresas EPC, MAC, Sogel e Iguatemi.
- Categorias
- Tags