Desde o último domingo (1º) cidades da região de cobertura do Grupo Sinos vem realizando atividades em alusão à proclamação da Independência, realizada no dia 7 de setembro de 1822. O ato que marca a data foi o chamado Grito de Independência, proclamado pelo então príncipe regente Pedro de Alcântara, que a partir dali se tornaria o primeiro imperador do País, realizou o que pode ser considerado o anúncio oficial de que a partir de então o Brasil não responderia mais como uma colônia portuguesa, passando a ser uma nação independente.
LEIA TAMBÉM: Divulgado edital para uso de espaço público para comercialização no feriado de Finados
Estância Velha iniciou a programação ainda em agosto, com a chegada da Centelha do Fogo da Semana da Pátria, ainda no dia 22 de agosto. No último domingo (1º) foi lançada a programação da semana. O cronograma da cidade incluiu hasteamento de bandeiras e chegada do fogo simbólico nas escolas do município.
LEIA TAMBÉM: Ivoti constrói ciclofaixa e passeio público; confira os trechos
No sábado (7), a partir das 8h, será realizada a solenidade de chegada do fogo simbólico na Praça 1º de Maio, caso chova o evento acontece no Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). Concomitantemente, também será comemorado o Bicentenário da Imigração Alemã e o aniversário de 65 anos da cidade.
Dois Irmãos também iniciou no domingo as comemorações à independência brasileira. Além da chegada da Centelha da Chama da Pátria nas escolas da cidade, as escolas também realizaram suas horas cívicas.
Expectativa pelos desfiles
Mas o momento mais tradicional e que reúne mais pessoas em celebração à Independência são mesmo os desfiles. Campo Bom, Gramado, Dois Irmãos, Sapiranga, Esteio e Feliz confirmaram a realização dos mesmos no sábado.
Feliz começará a atividade, que conta com a participação dos estudantes da cidade, a partir das 9h, percorrendo a rua Pinheiro Machado. Em Esteio, o desfile passará pela Avenida Presidente Vargas, também a partir das 9h.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Sapiranga e Gramado, da mesma forma, realizarão seus desfiles a partir das 9h, nas avenidas João Corrêa, Praça Coberta (em frente ao Duque), e das Hortênsias respectivamente. Gramado espera a participação de 3,5 mil pessoas e 17 escolas, mas em caso de chuva a atividade será cancelada.
Já Campo Bom realizará o desfile à tarde, com começo previsto para às 14h e participação de 75 entidades, desde escolas passando por instituições culturais e de esporte. Ao longo da Semana da Pátria, a cidade trabalhou os temas “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”, “O Valor da Participação do Batalhão Suez como tropa de Paz da ONU” e “União, Solidariedade e Voluntariado: Exemplo de Cidadania!”
Em Novo Hamburgo, o desfile em alusão a Independência será realizado no dia 20 de setembro. A cidade decidiu unir em um único ato as comemorações dos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil e da Revolução Farroupilha.
LEIA TAMBÉM