abc+

NATAL

SABOR DE NATAL: Crianças se divertem ao fazer o próprio chocotone no Projeto Global

Com muita alegria e aprendizado, tradições natalinas são preservadas em Dois Irmãos

Giordanna Vallejos
Publicado em: 15/12/2023 às 16h:57 Última atualização: 15/12/2023 às 17h:02
Publicidade

No reino da infância, até as coisas mais simples do cotidiano são repletas de aprendizado e entusiamo, especialmente, quando relacionadas a magia natalina. No contraturno escolar do Projeto Global, crianças de avental, sujas de farinha e com a mão na massa, aprendem a fazer seu próprio chocotone de Natal.

 Lorenzo Simon Vargas fazendo chocotone  | Jornal NH



Lorenzo Simon Vargas fazendo chocotone

Foto: Giordanna Vallejos

De uma forma alegre e lúdica, elas praticam a escrita enquanto copiam a receita do quadro, unidades de medida na hora de colocar os ingredientes e a trabalhar em grupo. Enquanto o chocotone fica no forno, a voz das crianças é unanime, ressaltando o aroma que fica na oficina de culinária, em Dois Irmãos.

Apesar do panetone, feito com frutas cristalizadas, ser o mais tradicional, o Projeto Global considerou o gosto da criançada, que prefere o de chocolate. “Já provei meu chocotone, dou uma nota 500. Nunca tinha feito chocotone na minha vida, a minha parte favorita da aula foi comer”, conta o aluno da Escola 10 de Setembro, Lorenzo Simon Vargas, de 07 anos.

Pão de Tone

No meio da receita de chocotone, que é simples de executar, Lorenzo interrompe para dar uma explicação interessante sobre o doce natalino. “Sabe porque o nome é panetone? porque pane é pão, e Tone é o nome de um menino que fez a receita errada e virou o panetone, então quer dizer pão do Tone”, elucida o menino, com entusiasmo.

Eduarda Lenz Bervian | Jornal NH



Eduarda Lenz Bervian

Foto: Giordanna Vallejos

Enquanto a professora de culinária faz a mistura, a aluna da Escola Albano Hansen, Eduarda Lenz Bervian, de 08 anos, comenta: “É bem legal porque a gente pode ver ela fazendo, ela mexe, é muito bom de comer, achei muito gostoso. Adorei ver a profe mexendo e colocando a farinha para não grudar”.

Tradição que inspira

A professora de culinária conta que os alunos são muito participativos e curiosos na oficina. Um detalhe importante é que durante o resto do ano, o foco são receitas saudáveis, utilizando até mesmo hortaliças colhidas na horta do Projeto Global. “A gente sempre preza aqui na culinária uma alimentação mais saudável. O panetone pode não ser o mais saudável, mas tudo na vida é equilíbrio e remete as festas de final de ano”.

Diretora, professora e alunos na oficina de culinária | Jornal NH



Diretora, professora e alunos na oficina de culinária

Foto: Giordanna Vallejos

A diretora do Projeto Global, Lea Eudes Reis Henrichsen, explica que a confecção de uma receita natalina no final do ano já virou tradição e que alternam entre um ano fazendo bolachas pintadas e no outro, chocotone. As aulas de culinária ocorrem de segunda a sexta-feira e os alunos participam ativamente de cada processo, que encanta os olhos curiosos dos pequenos estudantes. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade