Ruy Ostermann estava feliz da vida no lançamento de sua biografia, escrita pelo jornalista e também comentarista esportivo Carlos Guimarães, no Book Hall, no último dia 23. “Me senti vivo e disposto. Revi colegas e amigos, um momento realmente muito especial”, afirma Ruy, 90 anos. Agora a expectativa é pelo lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre, confirmado para 12 de novembro, com bate-papo e sessão de autógrafos.
Com a mediação de Cristiane Ostermann, o autor da obra, Carlos Guimarães, e os convidados Luiz Artur Ferraretto, Carlos Eugênio Simon e Enéas de Souza estarão reunidos no Auditório Barbosa Lessa para este debate, às 17h30, conversando sobre a trajetória de Ruy Ostermann, jornalista, comentarista esportivo e professor. Logo após, às 19 horas, Guimarães autografa no Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.
O livro “Ruy Carlos Ostermann – um encontro com o Professor” resgata, em forma de memória biográfica, a vida e a carreira de Ruy, o mais conhecido comentarista esportivo do Rio Grande do Sul, e que, para além de sua atuação na imprensa gaúcha, teve um importante papel na sociedade e nas áreas pública e cultural. Seu legado como comentarista, homem público e membro atuante na cultura gaúcha, estão presentes no livro de mais de 400 páginas.
Carlos Guimarães foi o nome escolhido para escrever o texto final desta biografia, composta por imensa pesquisa que reuniu gravações, diários de Ruy, suas crônicas ao longo de décadas, pensamentos, depoimentos. Tudo em uma cronologia repleta de surpresas e emoções.
“É um livro que tive o cuidado de deixar o mais próximo daquilo que imagino que o Ruy escreveria. A linha do tempo é contada a partir da pesquisa, mas também de diversas situações voltadas para a personalidade dele. Foi um processo delicioso em todos os sentidos. Tem muita revelação, fatos que as pessoas não sabem e um lado que pretende apresentar o Ruy além do mito que todos conhecem. Foi o desafio da minha vida”, reflete o autor.
A intenção desta obra é resgatar a riqueza de uma história que não foi contada, transformando-a em um documento histórico para perpetuar a trajetória de um dos mais importantes personagens que a imprensa do Rio Grande do Sul já produziu. Registros fotográficos e documentais estão nas páginas da biografia, a partir do arquivo pessoal de Ruy e da família, de acervos públicos e de documentos que saíram na imprensa.
O livro aborda fatos e o contexto social desde sua infância, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, até o momento atual, em que, embora fora da grande imprensa, ainda é uma referência para todos os comunicadores.
Retrata a sociedade no período em que Ostermann esteve em efetiva atuação, desde os tempos de estudante, nos anos 1940, passando pela época em que foi atleta – na década seguinte, professor, sua militância política, entre 1960 e 1990 e, por fim, sua atividade como comunicador, a partir dos anos 1960. Também muitas de suas crônicas ilustram as páginas de “Ruy Carlos Ostermann – um encontro com o Professor”, que pode ser encontrado nas livrarias da cidade e na Feira do Livro de Porto Alegre.
Ficha técnica
- Capa e design gráfico: Tavane Reichert Machado
- Revisão: Press Revisão
- Impressão: Gráfica e Editora São Miguel
- Fotos da capa: Rogério Fernandes
- Fotos do livro: arquivo pessoal
- Número de páginas: 436
- Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten Comunicação
- Redes sociais: Gabriela Mantay
- Produção: Christian Farias
- Produção executiva: Diogo Bitencourt
- Coordenação: Cristiane Ostermann
LEIA TAMBÉM