JARDINAGEM
Rústico, romântico e vintage em um só lugar? Esse é o jardim cottage!
Jardim vem ganhando olhares especiais no paisagismo; veja dicas para criar o seu na sua casa
Última atualização: 19/04/2024 16:27
Se já passou por um jardim recheado de afetividade e memórias, com plantas coloridas, perfumadas e de diferentes tamanhos, então você já o conhece. Ao caminhar nele, não existe simetria, mesmo que tenha sido planejado para aproveitar todos os seus cantos e recantos. Há quem diga que é semelhante ao jardim de 'vó'. E será que não é?
O estilo do jardim cottage vem ganhando olhares especiais no paisagismo, o qual busca encantar as pessoas pela natureza harmoniosa, bela e recheada de vida. O verde e suas diferentes tonalidades ganham forma e contrastes.
Não podem faltar molduras que começam na parte superior, como copas, pergolados e caramanchões, acompanhando paredes construídas por arbustos, árvores, taludes e com o gramado, formando o piso principal. E, é claro, espécies marcantes podem virar esculturas quando colocadas isoladamente.
- JARDIM: 3 flores para deixar sua casa colorida no outono
- JARDIM: Confira a mistura perfeita para deixar as plantas mais bonitas e saudáveis na sua casa
- JARDIM: Como cultivar suculentas saudáveis em casa
- JARDIM: Quais árvores frutíferas podem ser plantadas em calçadas?
- JARDIM: Qual é a energia das plantas? Veja os poderes bioenergéticos de 9 e mais uma dica extra
Como criar um jardim cottage em casa?
Na escolha do espaço, não pode faltar o gramado, sem se preocupar com o local que serão plantadas as demais plantas. Será o gramado que dará o norte em seu caminhar.
Nas plantas, não esqueça das flores, como lavandas, margaridas, rosas, sálvia vermelha, amaryllis, além de trepadeiras, como o jasmim, para subir os muros e paredes, além de arbustos. Quanto mais colorido, melhor. O ideal é plantá-las em pequenos tufos, intercalando espécies. E lembre de arbustos e árvores em diferentes pontos de seu jardim, que sempre busca convidar a um passeio no 'bosque'. Ah! O estilo pode ganhar destaque também em diferentes alturas e tamanhos de vasos.
Para completar, bancos de madeira, caminhos de pedra, arcos de flores e, se tiver como implantar, que tal um lago?
Veja fotos das sugestões de plantas citadas: