OBRA
Rua Coberta de Esteio passa por revitalização; saiba o que será feito no local
A melhoria, que teve início no dia 7 de dezembro, tem previsão de conclusão entre os meses de fevereiro e março
Última atualização: 09/01/2024 13:01
Quem passa pelo Centro de Esteio já reparou uma mudança em um dos principais pontos da cidade. Há alguns dias, a Rua Garibaldi está sem a cobertura, principal atrativo da via. O motivo, segundo a arquiteta Raquel de Freire, é uma obra de revitalização que está sendo feita no local. A melhoria, que teve início no dia 7 de dezembro, tem previsão de conclusão entre os meses de fevereiro e março.
O projeto, estimado em R$ 277,8 mil, prevê intervenções de reforço nos 22 pilares, substituição de 530 metro quadrados de telhas, reparo nas treliças e pintura de toda a estrutura metálica. Também será substituída a rede elétrica e instaladas novas luminárias, floreiras, bancos e lixeiras. Conforme Raquel, o investimento será feito por uma empresa, que possuía dívidas com a Prefeitura. "Esta empresa propôs uma ação para pagar esta dívida. Unimos o útil ao agradável", comenta.
Segundo ela, a Rua Coberta, inaugurada em 2008, já precisava passar por reparos. "A estrutura necessitava de uma manutenção. A parte de baixo, principalmente os pilares, estava bastante corroída em função do tempo. Nestes espaços, vamos instalar floreiras, que deverão aumentar a vida útil deles", explica a arquiteta.
Novo nome
Rebatizada em novembro de 2022 como Espaço Oliveira Silveira, em homenagem ao poeta, professor e pesquisador gaúcho, que por meio de suas pesquisas e estudos idealizou o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, a rua terá placas informativas.
"Ao longo da rua serão instaladas placas com poemas do homenageado que dá nome ao espaço", explica Raquel. Segundo ela, durante as obras o trânsito segue liberado na via, sendo interrompido somente quando os trabalhos são feitos nas treliças.
O homenageado
Oliveira Ferreira da Silveira, que dá nome à Rua Coberta nasceu em 16 de agosto de 1941 em Touro Passo, área rural de Rosário do Sul, se formou em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e lecionou Português e Literatura no Ensino Médio. Ao longo da carreira, publicou 10 livros de poesia e colecionou inúmeras homenagens e foi ativista do Movimento Negro.
O projeto de lei que rebatiza a Rua Coberta em homenagem a ele foi elaborado pela segunda suplente do PT Vera Tita (PT), durante período em que exerceu o cargo de vereadora na Câmara esteiense.