O Rio Grande do Sul terá um alto volume de chuva nos próximos dias. A meteorologia prevê que os acumulados se aproximem dos 50 milímetros na maioria dos municípios gaúchos. O Estado terá vários dias seguidos de precipitação, o que não é registrado há meses. Na região metropolitana de Porto Alegre, a chuva chegou nesta sexta-feira (3) e seguirá até o fim da próxima semana.
A MetSul Meteorologia explica que “a soma de vários dias seguidos com registro de precipitação e com períodos de chuva moderada a forte deverá trazer acumulados expressivos em muitas localidades”. Dessa forma, há a possibilidade de que nos dez primeiros dias de março, cidades superem a média de todo o mês. Apesar do alto volume esperado, a chuva não deve ser suficiente para acabar com a estiagem, mas pode aliviar seus efeitos.
A precipitação ocorre em consequência de um centro de baixa pressão que migrou do Norte da Argentina para o RS. O sistema, ao interagir com o ar quente sobre o Estado, gerará sucessivas áreas de instabilidade por dias seguidos. A atmosfera aquecida será favorável para temporais, com elevados volumes em um curto intervalo, com chance de alagamentos.
LEIA TAMBÉM
Fim de semana
No fim de semana, a cobertura de nuvens será maior e chove em todo o RS. No domingo, a chuva se concentra de forma mais forte na região metropolitana de Porto Alegre e pancadas também poderão ser registradas na Serra. No sábado, mínima de 21°C e máxima de 27°C no Vale do Sinos. No domingo, mínima de 21°C e máxima de 2°C na região.
- Categorias
- Tags