abc+

SAÚDE PÚBLICA

Doença de Newcastle é confirmada em criação de frangos de cidade do RS e País está em alerta

Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil

Publicado em: 18/07/2024 às 14h:07 Última atualização: 18/07/2024 às 15h:16
Publicidade

O Rio Grande do Sul, que teve um foco da Doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento de avicultura comercial confirmado nesta quarta-feira (17) é o terceiro maior exportador de carne de frango do País.

De janeiro a junho, foram 354.207 toneladas embarcadas pelo Estado, com receita de US$ 630,1 milhões, de acordo com os dados Agrostat, sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Tomar vitamina C evita a gripe e outras doenças respiratórias?

Gripe aviária em Santa Catarina | abc+



Gripe aviária em Santa Catarina

Foto: AdobeStock

Segundo o Ministério da Agricultura, o estabelecimento fica em Anta Gorda, no Vale do Taquari. 

O diagnóstico positivo foi informado, às 16h, pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da DNC. A investigação do caso foi conduzida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária Produção Sustentável e Irrigação do RS.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O Mapa afirma que o local foi imediatamente interditado, inclusive com suspensão de movimentação das aves desde o primeiro atendimento da Seapi. O ministério federal e a secretaria estadual garantem que aplicaram procedimentos do Planto de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle. Com isso, foram eliminadas e destruídas todas as aves e foi feita a limpeza e desinfecção do local.

“Também será realizada investigação complementar em raio de 10km ao redor da área de ocorrência do foco, além de outras medidas que forem necessárias conforme avaliação epidemiológica. O Mapa ressalta que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece seguro e sem contraindicações.”

SIGA: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Após a confirmação de um foco da doença de Newcastle em um estabelecimento comercial de avicultura de corte no Rio Grande do Sul, as exportações de frango do Brasil devem sofrer embargos temporários e parciais, segundo fontes que acompanham o tema.

O desempenho deixa o Rio Grande do Sul atrás apenas de Paraná e Santa Catarina na lista de Estados maiores exportadores de carne de frango no Brasil no primeiro semestre de 2024. A receita obtida com os embarques pelo Estado representa 13,82% dos US$ 4,559 bilhões auferidos pelo País. Já o volume embarcado corresponde a 14,1% das 2,528 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil no período.

No primeiro semestre deste ano, os Emirados Árabes Unidos foram o principal destino da carne de frango do Rio Grande do Sul, com 48.256 toneladas, seguido por Arábia Saudita, com 39.515 toneladas, China, com 32.544 toneladas, e Japão, com 20.793 toneladas. 

Países que adotam suspensões temporárias em caso de gripe aviária tendem a embargar também as exportações de frango de áreas em que é constatada a DNC, como o Rio Grande do Sul, até mais esclarecimentos sobre o foco da doença. Entre estes países, fontes consideram que o Japão pode a impor restrições. Autoridades sanitárias do país já foram procuradas pelo governo brasileiro para prestar esclarecimentos. Não estão descartadas também eventuais restrições por parte da China.

O que é Doença de Newcastle?

Segundo o Ministério da Agricultura, a doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nestes animais.

De notificação obrigatória a OMSA, ela é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial.

Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006 e em aves de subsistência, nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade