ALERTA

RS tem aumento de 59% nos casos de dengue na comparação com janeiro de 2022

Estado recomenda que municípios e população reforcem cuidados contra proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Publicado em: 25/01/2023 16:47
Última atualização: 22/01/2024 10:07

O número de casos de dengue no Rio Grande do Sul está acima do normal no começo de 2023. Dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) mostram que o Estado registrou 202 casos da doença neste mês, um aumento de 59% na comparação com as primeiras três primeiras semanas de janeiro do ano passado,

RS tem aumento de 59% nos casos de dengue na comparação com janeiro de 2022 Foto: Arquivo/GES
O Cevs emitiu na segunda-feira (23) um comunicado de risco, recomendando aos municípios e à população que reforcem os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. 

De acordo com o diretor adjunto do centro, Marcelo Vallandro, das 30 regiões do Estado, 23 tiveram casos notificados acima do Limite Superior Endêmico (LSE) dos últimos anos. "Em 2022 tivemos nosso pior ano epidêmico, e em 2023 já começamos com casos acima do esperado, o que nos mantém alertas."

Vallandro lembra que muitas pessoas acreditam que os cuidados devem ser adotados somente uma vez por ano. No entanto, o ideal é que sejam repetidos semanalmente, ao longo do ano todo.

O diretor adjunto apontou ainda que a alta de casos de arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquito, vêm crescendo em outras regiões e países. "A Argentina emitiu um alerta sobre o chikungunya depois do surgimento de casos no Paraguai. Temos outras partes do País registrando aumento de casos também", relata.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas