PREVISÃO DO TEMPO

RS tem alertas do Inmet e da Defesa Civil para risco de temporais nas próximas horas; saiba o que esperar

Avisos são válidos até a manhã desta sexta-feira (21)

Publicado em: 20/06/2024 21:22
Última atualização: 20/06/2024 21:23

A quinta-feira (20) foi de trégua da chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, porém os gaúchos devem ficar atentos para o risco de temporais nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado emitiram alertas sobre o mau tempo no território gaúcho.


RS tem alertas do Inmet e da Defesa Civil para risco de temporais nas próximas horas; saiba o que esperar Foto: Observatório Heller &Jung

O Inmet publicou dois avisos. Um deles classificado pela cor amarela, que indica perigo potencial com chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Esse comunicado tem validade até as 23h59 desta quinta e abrange a região metropolitana de Porto Alegre, noroeste, centro ocidental, nordeste e centro oriental gaúcho. “Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, diz trecho do alerta.

Já o aviso classificado pela cor laranja, que aponta perigo, sinaliza chuva de até 100 mm/dia e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo. Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Esse alerta é válido até as 10 horas desta sexta-feira (21) e tem como área de abrangência o sudoeste, centro ocidental, noroeste, sudeste e centro oriental do Estado.

A Defesa Civil gaúcha também alerta a população para risco de tempestade. Segundo o comunicado, em quase todo o território do RS pode ter chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas, risco de queda de granizo e alagamentos. O aviso também vale até as 10 horas desta sexta.

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município”, orienta o órgão estadual.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas