abc+

PREVISÃO DO TEMPO

RS tem alerta de temporal e queda na temperatura nesta sexta-feira; saiba o que esperar

Cidades gaúchas registraram estragos já nesta quinta-feira

Ubiratan Júnior
Publicado em: 22/08/2024 às 21h:35 Última atualização: 22/08/2024 às 21h:36
Publicidade

A quinta-feira (22) foi marcada pelo começo da virada no tempo no Rio Grande do Sul. Após altas temperaturas influenciadas por causa de uma bolha de calor, cidades gaúchas registraram estragos por conta de temporais.

Alerta do Inmet para o risco de temporal no RS tem validade até às 10 horas desta quinta-feira (23) | abc+



Alerta do Inmet para o risco de temporal no RS tem validade até às 10 horas desta quinta-feira (23)

Foto: Reprodução/Inmet

Conforme a Defesa Civil gaúcha, Encruzilhada do Sul ao menos 8 casas tiveram danos e 30 pessoas foram afetadas nas nas localidades de Val do Prestes e Arranjo. Também teve registro de destelhamento de casas e quedas de árvores. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ventos atingiram de 40 a 45 km/h no município.

Leia mais: AONDE IR: Feira da Colônia Japonesa, Festival Dançando e KerbFest estão entre as atrações deste fim de semana na região

Em Canguçu, as rajadas atingiram 54 km/h e por lá casas também foram afetadas. Houve relatos de destelhamentos e queda de árvores. Inclusive a Defesa Civil municipal relata que uma escola foi destelhada parcialmente e com isso algumas salas de aula e corredores ficaram molhados.

Ainda de acordo com o órgão estadual, a cidade de Pinheiro Machado reportou chuvas intensas e localidades que estariam sem acesso por conta disso. Em Piratini, pontes ficaram submersas e localidades rurais ficaram sem acesso.

Nesta sexta-feira (23), os gaúchos devem permanecer atentos as condições climáticas. Isso, porque, no fim da tarde desta quinta, o Inmet emitiu um alerta para riscos de temporais em parte do Estado. O aviso classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severidade é de perigo, tem validade até as 10 horas.

Veja também: CSG inicia na próxima semana remoção de praças de pedágio desativadas

O comunicado aponta para o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A medida é válida a região metropolitana de Porto Alegre, noroeste, centro ocidental, centro oriental, nordeste e sudoeste gaúcho (conforme mapa acima). 

Queda na temperatura

A MetSul Meteorologia também alerta para instabilidade nesta sexta-feira. A empresa especializada em previsão do tempo ainda adverte para a possibilidade de chuva a qualquer momento. “Poderá chover forte em alguns momentos com incidência de raios”, diz trecho do prognóstico.

Outro fator que a MetSul enfatiza é a queda de temperatura, provocada pelo avanço de uma massa de frio de origem polar. De acordo com os especialistas, as marcas terão uma mudança importante na sensação térmica até o turno da noite, quando deve ocorrer o registro das mínimas. A Defesa Civil estadual, também emitiu um alerta de atenção para queda de temperatura significativa os próximos cinco dias, tendo início nesta sexta. 

Conforme  a MetSul, nos vales do Sinos e Caí a temperatura oscila entre 11ºC e 16ºC. No Paranhana, a variação fica entre 12ºC e 15ºC. Essa mínima se repete na região metropolitana de Porto Alegre, mas a máxima nessa área será de 16ºC. Já na Serra gaúcha, as marcas ficam entre 9ºC e 13ºC e no litoral norte de 14ºC a 17ºC.

“No fim de semana a umidade segue gerando nuvens com previsão de frio intenso na capital e região. A temperatura ficará muito baixa durante todo o fim de semana, inclusive durante as tardes. Nos trechos de serra o frio intenso associado a umidade poderá provocar chuva congelada e/ou neve, especialmente no domingo”, observa a MetSul. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade