A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul já causou estragos em cidades gaúchas nesta segunda-feira. No entanto, os próximos dias devem ser chuva intensa, com acumulados de 400 mm em algumas localidades. O governador Eduardo Leite publicou um vídeo nas redes sociais reforçando atenção com os possíveis eventos climáticos no decorrer desta semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitou quatro alertas para o território gaúcho. Um deles é referente a onda de calor que atinge vários estados, incluindo parte do RS. Esse aviso tem validade até noite de terça-feira, às 23h59. Ele tem é classificado pela cor amarela, que tem grau de severidade de perigo potencial.
Leia mais: PREVISÃO DO TEMPO: O que esperar da primavera, que começa neste domingo?
Segundo o órgão federal, há leve risco à saúde e a temperatura deve ficar 5ºC acima da média. No Estado, as áreas de abrangência desse comunicado são o noroeste, nordeste, centro ocidental e sudoeste.
Já os outros três alertas do Inmet tratam de risco de temporais. O mais grave é classificado pela cor vermelha, que indica grau de severidade de grande perigo. Com validade até ao meio-dia de quarta-feira (25), ele abrange o sudoeste e sudeste gaúcho. Nessa área pode ter chuva superior a 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
Veja também: Confira como estão os estudos sobre as condições do dique de Novo Hamburgo
Outro comunicado do Inmet, classificado pela cor laranja, que significa que o grau de severidade é de perigo, aponta chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As regiões que podem ser afetadas são a região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, sudeste, centro ocidental e o centro oriental. Esse aviso também é válido até o meio-dia desta quarta.
Por fim, o alerta amarelo, que indica perigo potencial e tem validade até o meio-dia desta terça-feira (24), afirma que pode ter chuva de até 50 mm/dia, rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. No entanto, conforme o aviso do Inmet, é baixo o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. As áreas de abrangência são a região metropolitana da Capital, centro ocidental, sudoeste, sudeste, centro oriental e noroeste do Estado.
LEIA TAMBÉM