abc+

CALOR E CHUVA

RS recebe três alertas do Inmet para onda de calor e tempestades; veja regiões que devem ser afetadas

Vale do Sinos e região metropolitana estão inclusas nos avisos meteorológicos

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 11/02/2024 às 15h:36 Última atualização: 11/02/2024 às 15h:41
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempo para o Rio Grande do Sul neste domingo (11). Dois deles são referentes a tempestades que devem atingir algumas regiões, e o outro é sobre a onda de calor que atua no território gaúcho.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Alerta laranja de tempestade | abc+



Alerta laranja de tempestade

Foto: Reprodução/Inmet

O primeiro, válido desde o fim desta manhã até as 23h59 de hoje, avalia como perigosa a tempestade que deve atingir a região metropolitana, o Sudeste, o Sudoeste, o Centro Ocidental, o Centro Oriental e o Noroeste. O aviso, de cor laranja, indica que é esperado entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos intensos devem ser de 60 a 100 quilômetros por hora e há risco de queda de granizo. Entre as possíveis consequências estão corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já o segundo alerta de tempestade está ativo desde o meio-dia deste domingo e também segue até o fim da noite. O aviso amarelo, de perigo potencial, indica que a chuva pode chegar a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Também há risco de queda de granizo e os ventos podem atingir até 60 quilômetros por hora. Neste, as regiões que devem ser atingidas, além do Vale do Sinos, são a metropolitana, a da Serra, a dos vales, o Nordeste, o Noroeste, o Centro Oriental, o Centro Ocidental e o Sudoeste. Santa Catarina e parte do Paraná também estão inclusos no alerta.

Alerta amarelo de tempestade | abc+



Alerta amarelo de tempestade

Foto: Reprodução/Inmet

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

O alerta de onda de calor é valido desde as 10h40 desta manhã e seguirá ativo até as 18 horas de segunda-feira (12). Conforme o órgão, as temperaturas cerca de 5°C acima da média por dois ou três dias podem causar leve risco à saúde. O aviso amarelo, indicador de perigo potencial, é para: Vale do Sinos, vales, região metropolitana, Noroeste, Nordeste, Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudoeste e Sudeste do Estado.

Alerta amarelo de onda de calor | abc+



Alerta amarelo de onda de calor

Foto: Reprodução/Inmet

Orientações do Inmet: 

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade