Fora dos polos, o Cone Sul da América do Sul – formado pela Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e parte do Brasil – será uma das regiões do planeta que registrará as temperaturas mais abaixo da média durante esta semana. Isso porque a área é atingida por uma onda de frio extremamente prolongada que ainda vai se intensificar nos próximos dias.
Conforme a MetSul Meteorologia, o frio vai ser especialmente intenso na Argentina e no Uruguai, mas também afetará o Paraguai, a Bolívia e o Centro-Sul do Brasil, onde o Rio Grande do Sul deve ser o estado mais afetado.
Neste domingo (7), cidades argentinas, como Gobernador Gregores e Santa Cruz, tiveram temperaturas abaixo dos -12°C. Na capital, Buenos Aires, foi registrada, no sábado (6), a primeira marca abaixo de zero graus desde 2011.
“Um poderoso reforço de ar polar ingressa neste começo de semana no Uruguai e no Centro da Argentina com ar gelado que não é comum na zona e mais comumente observado mais ao sul do continente, na região da Patagônia”, destaca a MetSul.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Com isso, a tendência é que as temperaturas nesta semana no centro da Argentina e no Uruguai sigam muito baixas, com potencial até de recordes históricos em algumas localidades dos países vizinhos. “A semana que se inicia será um dos períodos mais frios experimentados por seus moradores na história recente”, frisam os meteorologistas, reforçando que durante a noite devem ser registradas marcas congelantes.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags